Loading spinner

Sanepar e Cáritas desenvolvem projeto Óleo Solidário

Destinação do óleo de cozinha usado vai evitar poluição ambiental e render recursos para projetos sociais

11/03/2016

Na manhã desta sexta-feira (11), foi inaugurado na Rodovia Celso Garcia Cid o novo entreposto do projeto Óleo Solidário, que agora passa a ser desenvolvido em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A expectativa dos organizadores é a de que o volume arrecadado de óleo de cozinha aumente, gerando mais recursos a serem aplicados em projetos sociais da Cáritas Arquidiocesana de Londrina.

O projeto Óleo Solidário, desenvolvido pela Cáritas desde 2013, tem hoje 59 pontos de coleta em paróquias e outros locais parceiros. A partir de segunda-feira (14), a Sanepar é quem vai recolher o óleo desses locais e levar até o entreposto inaugurado. Ali, o material é recolhido pela empresa Ita, de Ibiporã, que vende o produto a recicladores de óleo e repassa recursos financeiros à Cáritas. Até o fim de 2016, a meta é aumentar para 200 o número de pontos de coleta. O óleo deve ser descartado dentro das bombonas existentes nos pontos, em garrafas pet ou de vidro.

A Arquidiocese de Londrina vê o projeto Óleo Solidário como um gesto concreto da campanha da fraternidade deste ano, que tem como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. Para a Sanepar, é um importante aliado para o uso correto da rede de esgoto.

“Em Londrina, cerca de 60% dos serviços de manutenção na rede coletora ocorrem por causa do óleo incrustrado que entope a rede. Isso gera custos de manutenção e é sempre um risco ambiental porque pode causar vazamento de esgoto”, disse o gestor ambiental da Sanepar Wagner Krelling.

PROJETO EDUCATIVO - O arcebispo emérito de Londrina, dom Albano Cavalin, participou da inauguração e destacou que o projeto é um exemplo de que é possível melhorar o país. “Este projeto conjuga três verbos: educar, compartilhar e gerar renda. É um projeto solidário e educativo”, disse. O presidente da Cáritas de Londrina, padre Vandemir Araujo, enfatizou o fato de muitas instituições se unirem – como a empresa que cedeu gratuitamente o espaço de transbordo – para a construção do bem comum.

A gerente executiva da Cáritas, Márcia Ponce, que está à frente do projeto, disse que é uma ação de sustentabilidade por aproveitar tudo. “Até o vidro que chega é doado para o programa de aleitamento materno do Hospital Universitário. E o óleo, que era descartado como lixo e que é poluente, torna-se uma fonte de recurso para programas sociais”. Segundo ela, os recursos serão aplicados em ações culturais e educativas no Jardim Santa Fé, em cursos de capacitação profissional na região dos Cinco Conjuntos e no trabalho de acolhimento de imigrantes nos Jardins Santo Amaro, Ana Rosa e em Rolândia.

Galeria de fotos

160311_-_londrina_-_projeto_oleo_solidario__6.jpg
160311_-_londrina_-_projeto_oleo_solidario__5.jpg
160311_-_londrina_-_projeto_oleo_solidario__4.jpg
160311_-_londrina_-_projeto_oleo_solidario__3.jpg
160311_-_londrina_-_projeto_oleo_solidario__2.jpg
160311_-_londrina_-_projeto_oleo_solidario__1.jpg