Sanepar é certificada com Selo Solidário pelo Governo do Paraná por práticas sustentáveis e sociais
Companhia recebeu o Selo como destaque entre as empresas públicas, além de Menção Honrosa por ações de ASG alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com AEN
A Sanepar recebeu do Governo do Estado do Paraná, nesta quinta-feira (5), a certificação do Selo Solidário, como uma das empresas públicas reconhecidas pelas melhores práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos conceitos de ASG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). A empresa também recebeu uma Menção Honrosa, por ações aderentes aos ODSs 3 (Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de gênero), 6 (Água Limpa e Saneamento), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima). O evento de premiação ocorreu no Palácio Iguaçu, com a presença de várias autoridades e empresários.
“A governança, o compromisso social e a sustentabilidade são eixos estruturantes do nosso planejamento estratégico. Este reconhecimento faz com que estas iniciativas deixem de ser projetos pontuais nas companhias e passem a fazer parte das políticas permanentes das empresas, assim como é feito com a Sanepar”, afirmou o Diretor-Presidente da Companhia, Wilson Bley, acompanhado pelo Diretor Comercial Bihl Zanetti e a assessora da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social e membro do Comitê Executivo ASG, Lívia Giordano Soares.
Esta foi a primeira certificação do Programa Selo Solidário, idealizado pela primeira-dama Luciana Saito Massa, com o objetivo criar uma rede de boas práticas, proporcionando visibilidade a ações sociais, iniciativas beneficentes, projetos e programas ambientais desenvolvidos pelas empresas paranaenses.
Iniciativas da Sanepar - De acordo com o Comitê ASG da Sanepar, as principais práticas que garantiram o reconhecimento pelo Selo Solidário e a Menção Honrosa estão divididos em ações nas áreas Ambiental e Social.
Na área Ambiental, tem destaque a iniciativa do reaproveitamento de lodo, geração de bioenergia, inventário de Gases de Efeito Estufa, planos de adaptação às mudanças climáticas, projetos de economia circular e proteção de mananciais, educação ambiental e práticas de consumo consciente.
Na área Social, o destaque está na gestão de pessoas, saúde mental, segurança do trabalho, plano de carreira, Fale Francamente, programa de diversidade, ações de apoio à primeira infância - por meio do auxílio creche, licença maternidade/paternidade estendida -, ações de combate ao trabalho análogo à escravidão e trabalho infantil, plano de desenvolvimento de comunidade e pesquisa de satisfação de clientes. Há ainda os programas Água Solidária, com tarifas diferenciadas para a população de baixa renda e o Caixa d’Água Boa, que viabiliza reservatórios domiciliares para a população vulnerável. “Além das nossas práticas de governança, houve a participação nas ações solidárias do Estado do Paraná, por meio do programa de voluntariado corporativo”, observa Lívia.
Ao todo, sete companhias receberam a menção honrosa do Selo Solidário, que é o reconhecimento máximo da iniciativa: O Boticário, Copel, Renault, Sebrae, Seccional Brasil Impactability e Sanepar. Outras 23 empresas cumpriram os critérios de elegibilidade e receberam certificados de participação no programa.
Mais sobre o evento no link da Agência Estadual de Notícias