PESQUISA E INOVAÇÃO
Sanepar e Fundação Araucária realizam seminário de saneamento
Resultados das pesquisas de sete instituições serão publicados em livro
24/05/2017
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Fundação Araucária realizaram o III Seminário do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental, que apresentou os resultados de nove estudos nas áreas de água e resíduos sólidos. As pesquisas envolveram sete instituições ligadas à educação e/ou ao saneamento. A abertura contou com o gerente de pesquisa da Sanepar, Gustavo Possetti, e com o diretor científico da Fundação Araucária, professor Nilceu Jacob Deitos.
No evento, foram apresentados os resultados das novas pesquisas, em três painéis temáticos: adsorção de elementos inorgânicos na água, tecnologias para o uso de adsorventes e tratamento de lixiviado de aterro sanitário em reator UASB.
O primeiro painel, ligado ao tema da água, foi moderado pela engenheira Bárbara Zanicotti (Sanepar), com apresentação de estudos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por Luiz Mario de Matos Jorge, Universidade Estadual de Londrina (UEL), por César Ricardo Teixeira Tarley, e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com Nelson Consolin Filho.
O painel sobre tecnologias para o uso de adsorventes, teve como moderado o engenheiro Ronald Gervasoni (Sanepar). As apresentações foram feitas por Jeanette Beber de Souza, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Alesandro Bail, da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR, e por Giane Goncalves Lenzi, da UTFPR.
O último conjunto de trabalhos, relacionado a aterros sanitários, foi moderado por Possetti. Foram apresentados os estudos de Fernando Fernandes, da UEL, e Miguel Mansur Aisse, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os estudos receberam apoio financeiro da Sanepar e da Fundação Araucária, entre os anos de 2015 e 2017, através de um edital lançado em 2014, que alocava um milhão de reais para desenvolvimento de pesquisas ligadas ao setor de saneamento. Os resultados serão publicados em livro. O edital de 2014 foi o segundo lançado em conjunto pela Sanepar e pela Fundação Araucária para o mesmo fim de pesquisa, com lançamento de publicação.
“O primeiro foi em 2013 e ambas as instituições estudam lançar um terceiro edital, em razão dos bons resultados obtidos com os anteriores e das necessidades constantes de aperfeiçoamento dos processos de saneamento”, afirmou Possetti.
O evento ocorreu nesta quarta-feira (24) em Curitiba, no auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS).