RECURSOS HÍDRICOS

Sanepar e IDR-PR trabalharão juntos para conservar e restaurar mananciais no Paraná

Focos são a segurança hídrica, a otimização de recursos e a extensão rural, com o objetivo de garantir e conservar os recursos hídricos, em qualidade e em quantidade

31/01/2025

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) firmaram um convênio de trabalho para o desenvolvimento e implementação de ações de manejo sustentável de solo e água em 25 bacias de mananciais no Estado. As ações fazem parte do Programa Água Segura, da Sanepar, lançado em 2019 e que foca na segurança hídrica, e as atividades de extensão rural do IDR, especialmente do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade (PRNS).

No evento de oficialização da parceria entre as duas instituições, ocorrido nesta quinta-feira (29), em Curitiba, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, explicou a importância do trabalho. “Esse é um momento histórico para a sustentabilidade e para a agricultura do Brasil e do Paraná, momento em que conseguiremos desenhar juntos os processos de intervenção para devolver qualidade para o maior patrimônio que a gente tem no Estado, a água”, disse.

O programa articula ações estratégicas de conservação do solo e da água, recuperação de áreas degradadas e incentivo a boas práticas agrícolas, fortalecendo a resiliência ambiental e econômica dos territórios rurais. O convênio entre a Sanepar e o IDR deverá se estender pelos próximo quatro anos.

Na oficialização do convênio, também ocorreu uma apresentação detalhando o Termo de Cooperação Técnico-Financeira, com a participação dos envolvidos na Sanepar e no IDR, incluindo técnicos de campo.

MANANCIAIS – O presidente do IDR-PR, Richard Golba, afirmou durante o evento que a conservação da água é uma ação essencial no momento. “Nem é preciso falar do que está acontecendo com a água do mundo. Um trabalho feito no Oeste detectou que de cada cinco nascentes, quatro não estão mais produzindo água. Então, é por isso que a gente está aqui reunido hoje. Esta é uma ação necessária,” declara.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, a intenção é somar esforços para o desenvolvimento de uma metodologia de manejo sustentável de sistemas de produção agropecuário em microbacias, com a recuperação de mananciais no Paraná.  “A intenção é garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas de cada região, atendendo também à prática das atividades econômicas e à conservação dos ecossistemas aquáticos. Buscamos a produção sustentável de água e de alimentos, principalmente nas épocas de escassez dos recursos hídricos, não podendo faltar para atendimento às necessidades básicas da população”, diz.

Na oficialização do convênio, a diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte, também abordou a importância das atividades de conservação de mananciais, que serão desenvolvidas em conjunto com o IDR-PR. Segundo ela, a Sanepar pretende investir cerca de 11,8 bilhões em saneamento no Paraná nos próximos cinco anos, sendo cerca de 40% desse valor voltado para captações e sistemas de abastecimento de água. “Existem casos em que o investimento está ligado à necessidade de mudarmos de manancial numa determinada região devido à escassez de água naquele rio, por exemplo. Entendemos quanto são valiosas as parcerias como essa e a urgência das ações que estão no escopo de nosso compromisso com a questão ambiental”, diz a diretora.

A geóloga Ester Amélia Assis Mendes, gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, conta que o trabalho poderá servir de base para a atuação em outras microbacias. “Entre nossas atividades, estão a elaboração de um manual operativo, o diagnóstico das 25 microbacias e a elaboração de projetos para todas elas, além da sensibilização dos proprietários e produtores rurais para a adoção de boas práticas”, complementa.

Ester explica que o Programa Água Segura busca mapear, reduzir ou eliminar todos os potenciais riscos de contaminação que possam prejudicam a qualidade dos recursos hídricos, mesmo antes que a água chegue à captação da Sanepar. “É um trabalho estratégico, que busca proteger os recursos hídricos de modo amplo e abrangente, pensando nas gerações atuais e nas gerações futuras. O Programa Água Segura segue princípios do Plano de Segurança da Água, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, com a gestão de riscos, a restauração de mananciais e de áreas de recarga de aquíferos, com o monitoramento ativo da qualidade e da quantidade da água”, detalha a geóloga. De acordo com ela, o convênio com o IDR propiciará a sensibilização e a comunicação para com a população sobre a importância do uso do solo em mananciais. “Todos somos responsáveis para a criação de um ambiente equilibrado e saudável”, esclarece.

Galeria de fotos

250130_mat_e_sanepar_trp_agua_segura_dma_idr_seab04.jpg
250130_mat_e_sanepar_trp_agua_segura_dma_idr_seab03.jpg
250130_mat_e_sanepar_trp_agua_segura_dma_idr_seab02.jpg
250130_mat_e_sanepar_trp_agua_segura_dma_idr_seab01_png.png