Sanepar entrega sistema de água para comunidade quilombola
Estão sendo beneficiados 250 moradores de Paiol de Telha no município de Guarapuava
Moradores da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, no município de Guarapuava, receberam o sistema de abastecimento rural e agora podem consumir água diretamente da torneira. As obras para levar água tratada aos cerca de 250 moradores foram feitas com recursos próprios da Sanepar e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Para implantar o sistema, o investimento foi de R$ 406 mil.
“Recebemos um grande tesouro, que é a água tratada, então a felicidade é plena. Sabemos que muitas comunidades rurais não têm essa oportunidade, então nos sentimos privilegiados”, destaca a presidente da Associação da Água de Paiol de Telha, Viviane Cristina Antunes.
Ela conta que até então, algumas famílias utilizavam água de mina, transportada por baldes, e poucas tinham poço em suas propriedades. “Com isso tudo, não sabíamos qual a qualidade da água que estava sendo consumida, se havia algum tipo de contaminação. Agora temos segurança em saber que estamos tendo acesso a uma água que passa por um tratamento”, diz.
O representante da Sanepar, que trabalha com abastecimento rural, Roboão Senegáglia ressalta que o sistema que foi entregue “é sinônimo de saúde, qualidade de vida e valorização da propriedade, contribuindo para que mais famílias continuem no campo”.
ORGANIZAÇÃO - O Paiol de Telha é o primeiro assentamento quilombola reconhecido oficialmente no Paraná. Como nos demais sistemas de abastecimento rural, a gestão do serviço fica a cargo dos próprios moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Para isso, a Sanepar oferece previamente todo o suporte necessário para a organização da comunidade, orientando desde a criação de associação própria, estatuto e modelo gestão, bem como capacitação técnica para a manutenção do sistema.
A solenidade de entrega do sistema ocorreu na quarta-feira (12), no salão social da comunidade.