Loading spinner

Sanepar faz 1 milhão e 350 mil análises de água por mês

Amostras são coletadas nas 199 estações de tratamento, 891 poços e laboratórios

20/12/2011

 

Um milhão e 350 mil análises de água são feitas pela Sanepar, por mês, para garantir a qualidade do produto que entrega aos seus clientes. As análises são realizadas nas 199 estações de tratamento, nos 891 poços e nos laboratórios centrais instalados em Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá. O custo deste controle atinge a cifra de R$ 44 milhões por ano.

Nas estações, as análises são executadas de hora em hora, noite e dia, inclusive fins de semana e feriados. Nos poços e laboratórios, os procedimentos são realizados de acordo com a periodicidade fixada pela Portaria 518 do Ministério da Saúde.

Todo este controle é necessário para fornecer água tratada segura, que contribui para a saúde dos paranaenses. Entre as principais análises realizadas estão: bacteriológicas; cromatográficas, fisico-químicas, hidrobiológicas, e metais.

Mais de um milhão e 200 mil análises são realizadas nas estações e poços, durante o tratamento de água. Este processo é realizado pelos 552 operadores que trabalham ininterruptamente. “São cuidados como estes que garantem a segurança da água que distribuímos”, diz Paulo Alberto Dedavid, diretor de Operações da Sanepar.

Nos quatro laboratórios centrais são avaliados cerca de 150 mil parâmetros por mês. São 93 empregados, entre técnicos e profissionais treinados e qualificados, que realizam diariamente as análises para controle da qualidade da água. O custo anual destas análises é da ordem de R$ 11 milhões.

Nos laboratórios também é avaliada a qualidade dos produtos químicos utilizados no processo de tratamento e dos sais, reagentes, vidraria e equipamentos a serem adquiridos pela empresa, para a realização de análises.

Para manter a qualidade do produto entregue pela Sanepar, basta ao cliente lavar a caixa de água de seu imóvel a cada seis meses.

Galeria de fotos

Laboratorio_1.jpeg