Sanepar implanta plano de ação para recuperar sistema de abastecimento de Rio Bonito do Iguaçu
Equipes e maquinários de todo o Paraná se deslocaram para prestar atendimento para a cidade. 50 mil copos de água envasada foram disponibilizados
A Sanepar mobilizou homens e máquinas para restabelecer a distribuição de água tratada em Rio Bonito do Iguaçu ao longo deste sábado (8). O Plano de Ação para a Recuperação do Sistema de Abastecimento de Rio Bonito do Iguaçu envolveu a instalação de quatro geradores de energia e o uso de três caminhões-pipa e duas carretas para água potável, além de outros equipamentos e componentes hidráulicos. Dezenas de empregados, entre operadores, técnicos e engenheiros trabalharam para retomar o sistema.
“Toda a Sanepar está à disposição de Rio Bonito do Iguaçu desde o momento em que soubemos do tornado que passou pelo município. A noite de sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8) foram de mobilização e solidariedade entre profissionais e voluntários de diferentes cantos do Paraná, todos muito envolvidos no plano para restabelecer o fornecimento de água tratada para a população local”, declara o diretor-presidente Wilson Bley. “Toda a nossa solidariedade às famílias que perderam entes, bens materiais e parte das suas histórias de vida com a tempestade”, diz.
RETOMADA – O Sistema de Abastecimento de Rio Bonito do Iguaçu é composto por duas captações em rios, um poço, estação de tratamento e reservatórios. Ao longo do dia, muitos reparos foram feitos, enquanto se instalavam os geradores de energia.
Foram colocados em operação dois geradores nas captações do Rio do Banho e Açude Tamanduá por volta das 10 horas da manhã. Mais um gerador foi instalado na estação de tratamento de água, que começou a ser operada por volta das 12h30. A Copel conseguiu restabelecer energia no poço que completa o sistema produtor.
A Companhia manterá no município três caminhões-pipa e duas carretas de água potável que seguem sendo carregadas em Laranjeiras do Sul; o volume de água transportado vai contribuir para a recuperação do sistema e no atendimento de instituições de serviços essenciais.
SUPORTE TÁTICO – Centenas de bombeiros, profissionais de saúde, técnicos da Copel, Sanepar e prefeitura municipal trabalham na busca de vítimas, recuperação de estruturas e restabelecimento de serviços em Rio Bonito do Iguaçu.
Para melhorar as condições de trabalho das equipes e também atender a população desabrigada, a Sanepar está disponibilizando 50 mil copos de água envasada. A distribuição deve ter início ainda nesta tarde. A água seguiu, mais cedo, de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, onde é feito o envase.