INVESTIMENTOS NOS MUNICÍPIOS

Sanepar inaugura nova ETA que amplia o abastecimento de água em Tijucas do Sul

Com investimento de R$11,5 milhões, Sanepar inaugura ETA Rio Colono, que amplia a capacidade de tratamento e atende à expansão da cidade até 2031

24/04/2025

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou, nesta quinta-feira (24), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul e recebeu um investimento de R$11,5 milhões.

A cerimônia de inauguração aconteceu na própria estação e contou com a presença de autoridades da Sanepar, representantes da Prefeitura, vereadores e empregados da Companhia.

Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora,com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, conhecido como Gringo, agradeceu a parceria com a Sanepar. “Hoje é um dia especial para Tijucas. Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, a falta d’água deixará de ser um problema. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

Galeria de fotos

img-20250424-wa0032.jpg
img-20250424-wa0034.jpg
dsc02209.jpg
img-20250424-wa0045.jpg
img-20250424-wa0049.jpg