Sanepar integra mutirão contra dengue em Cascavel
Em apenas um dia foram recolhidas 2 mil toneladas de lixo, entulho e inservíveis
As equipes da Sanepar trabalham no apoio do evento levando água envasada aos trabalhadores que estão na missão de faxinar a cidade. Além disso, por meio da Companhia, as empresas terceirizadas estão disponibilizando caminhões, retroescavadeira e caçambas para coletar o grande volume de resíduos que está sendo depositados em frente aos imóveis.
A estrutura do mutirão tem mobilizado cerca de 600 pessoas e mais de 100 veículos. Dentre as equipes estão ainda contingentes do Exército, das secretarias municipais, de órgãos do Estado e voluntários. Os participantes, além de “declarar guerra” ao transmissor da dengue para evitar uma epidemia de dengue, buscam evitar que o lixo provoque a contaminação das águas da cidade. O mutirão também busca reduzir a proliferação do escorpião amarelo.
A cidade foi dividida em três áreas. Cada dia está sendo trabalhado numa dessas áreas. O mutirão segue até amanhã (13). Porém, o trabalho não vai parar. Os imóveis fechados, os de pessoas consideradas acumuladoras irão passar por atendimento diferenciado na próxima semana. O decreto do município permite, nessa situação, que seja se adentrem lotes com a presença da guarda municipal e de chaveiros. As equipes também já estão se organizando para voltar a fazer a visitação na próxima semana e recolher o material que não foi possível recolher no início dos trabalhos.
Limpeza nos rios– A Sanepar contratou uma empresa para recolher o lixo e entulho que estava depositado nas margens e nas águas dos rios Cascavel e Quati. A quantidade de material retirado assusta: móveis, eletrodomésticos, fogões, geladeiras, pneus, isopor e muita garrafa PET foram se avolumando no curso de água abaixo da captação a ponto de represar esse curso, provocando alagamentos. O que chamou a atenção das equipes foi o recolhimento de mais de 400 capacetes de motociclistas.
O material foi encaminhado ao aterro da empresa contratada para separação e reciclagem do que fosse possível.