Sanepar lança livro e entrega prêmios de inovação e sustentabilidade
Publicação traz material produzido por pesquisadores que venceram prêmios da Companhia
Inovação para a Sustentabilidade a Serviço do Saneamento Ambiental é o título do livro lançado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), na sexta-feira (13), com o objetivo de disseminar ideias e experiências que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor de saneamento e aplicáveis na Sanepar. O material foi produzido por pesquisadores de universidades e centros de ciência e tecnologia e por profissionais da Sanepar que elaboraram trabalhos técnicos direcionados à melhoria de processos da Conpanhia.
A publicação do livro é uma das premiações para os autores que venceram a segunda edição do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis e do Prêmio Inova Sanepar, ambos lançados em 2018.
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, afirma que para a Sanepar esses prêmios são importantes para o fortalecimento de seu ecossistema de inovação, além de incentivar cientistas e empregados na proposição de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e que façam a diferença na sociedade. “A pesquisa contribui para a excelência dos serviços prestados pela Sanepar e consolida o comprometimento da empresa com a saúde pública. Tudo isso torna a Sanepar vanguarda no setor de saneamento no Brasil”, disse.
O superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, falou sobre Inovação no Estado do Paraná – Governo 5.0, relatando as ações que estão sendo executadas no âmbito do Governo Estadual, resultando em desenvolvimento e qualidade de vida para o cidadão paranaense. Ele enfatizou ainda que as iniciativas da Sanepar com foco na sustentabilidade coaduna-se com as diretrizes de cidadania estabelecidas para o Estado do Paraná, cada vez mais moderno e inovador.
O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, apresentou um panorama sobre os projetos inovadores desenvolvidos pela Companhia e que têm foco na sustentabilidade. “São projetos que consideram toda a cadeia produtiva da Sanepar, visando agregar valor aos serviços prestados para a sociedade. As iniciativas contemplam diferentes temas, tais como gestão de mananciais, eficiência energética, sistemas alternativos de tratamento de água e de efluentes, internet das coisas, reúso industrial de água, uso do biogás, dentre outros”, disse. Possetti abordou ainda as cooperações nacionais e internacionais em andamento na Companhia, afirmando que a inovação aberta e o intraempreendedorismo são importantes pilares para o fortalecimento da Sanepar.
O gerente da Secretaria Executiva da Diretoria da Presidência da Sanepar, Mário Zigovski, enfatizou que a inovação está alinhada às diretrizes institucionais e aos valores da Companhia e está contemplada no planejamento estratégico da Sanepar. “A inovação orienta as iniciativas para gerar resultados que atendam aos desafios atuais e futuros da Companhia, proporcionando melhor desempenho da empresa e a satisfação dos diversos públicos atendidos”, disse.
O livro com todos os projetos premiados está disponível neste endereço.
Os projetos premiados são:
Categoria Mestrado/Doutorado
- Desenvolvimento de câmara de dessorção no controle de emissão de gases dissolvidos – Belinazir Costa do Espírito Santo – UFMG;
- Uso de membranas recicladas para o tratamento de águas superficiais com fins de potabilidade - Eduardo Coutinho de Paula - UFSRS;
- Redução da colmatação e ampliação da capacidade de remoção de fósforo em biorrectores a membrana - André Aguiar Battistelli – UFSC.
Categoria Graduação/Especialização
- Eficiência energética em sistemas de bombeamento: boas práticas em uma empresa de saneamento básico - Maiquel Auri Lamb;
- Geotecnologias para a mensuração de macrófitas como bioindicadores de poluição da água em reservatórios - Andressa Muraro - UFPR;
- Medidas de eficiência energética em motores elétricos para sistemas de abastecimento de água - Bruno Damasceno Fernandes – UCDB.
Categoria Empregado da Sanepar
- Diagnósticos avançados aplicados na macromedição para validação de resultados - Vanessa Raquel Brandt – Diretoria de Operações/Gerência Curitiba e Metropolitana/Gerência de Eletromecânica de Curitiba;
- Lean Six Sigma – Aplicação na ETA Iraí - Katia Regina Garcia da Silva - Diretoria de Operações/Gerência Curitiba e Metropolitana/Gerência de Produção de Água;
- Exceletas - Marcos Aurélio Dvorak – Diretoria de Operações/Gerência Curitiba e Metropolitana/Gerência de Produção de Água.