Sanepar leva 500 crianças ao cinema em Ipiranga
União entre Sanepar e Prefeitura de Ipiranga estimula cuidado com o meio ambiente
Uma sessão de cinema organizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) garantiu diversão e muita informação para 510 crianças da rede municipal de ensino e da APAE de Ipiranga. O filme Heróis da Reciclagem sensibilizou o público sobre a destinação adequada dos resíduos para contribuir com a qualidade dos recursos hídricos e do meio ambiente. A atividade foi mais um resultado da parceria entre a Sanepar, através do projeto Sustentabilidade - da Escola ao Rio, e Prefeitura, que está à frente do projeto Ipiranga Sustentável.
O filme apresenta quatro personagens que representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis – sacola, lata e garrafa de vidro –, que lutam contra o Monstro do Desperdício. “A proposta é fazer com que as crianças aprendam se divertindo e se coloquem no papel de heróis para promover a correta separação do lixo em suas residências”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar Luciana Garcia.
Divididos em cinco turmas, as sessões tiveram direito a pipoca, cartilha, encarte de atividades, balão e foto com o mascote da cidade, o Piranguito. Antes de cada sessão, uma conversa sensibilizou as turmas. “Ao final, as crianças puderam compartilhar com os colegas o seu aprendizado, relacionando com mudanças de hábito no dia a dia”, detalha Luciana.
PARCERIA QUE DEU CERTO – Outras atividades foram desenvolvidas em parceria entre a Sanepar e o projeto Ipiranga Sustentável. No mês de junho, uma oficina de jogos didáticos voltados à educação ambiental reuniu 22 professores do Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá. “A oficina foi muito legal. Educadores conheceram muitas opções para trabalhar em sala de aula de maneira interdisciplinar, simples e que se encaixa no cotidiano escolar”, disse Janaína Cruziniani, da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira.
Os 30 alunos do Grupo Ambiental do Colégio Dr. Claudino dos Santos participaram de uma oficina de saneamento ambiental e tiveram sua primeira atividade de campo do projeto Sustentabilidade - da Escola ao Rio no dia 26 de junho. Eles realizaram uma caminhada até o rio conhecido popularmente como "Rio da Voltinha", que será monitorado através do projeto.