Sanepar mostra história do saneamento na Casa Cor Paraná 2016
Quem passar pela exposição vai saber mais sobre a trajetória da empresa, que conquistou o prêmio de melhor companhia do setor
A Sanepar selecionou parte da história do saneamento do Estado para exibí-la aos visitantes da Casa Cor Paraná 2016. Datas importantes e peças que representam períodos dessa história estão expostos no hall de entrada do local do evento. A mostra de arquitetura, decoração e paisagismo pode ser vista até o dia 31 de julho, em Curitiba, no prédio da Editora Grupo Paulo Pimentel, sede histórica de grandes títulos do jornalismo impresso paranaense.
Uma lambreta, da década de 1970, utilizada para a locomoção dos empregados da Companhia durante os trabalhos de campo, tampas de poços de visita de diferentes anos e uma torneira para grande vazão de água da década de 1940 são alguns dos itens que revelam a evolução dos serviços de saneamento no Estado. Na linha do tempo dessa história também estão datas como o ano 1853, quando foi construído o bebedouro da Rua Fechada, atual Largo da Ordem, em Curitiba, e o ano de 2015, quando a Sanepar foi pela quinta vez a campeã do setor Água e Saneamento no ranking do Valor 1000, publicação anual do jornal Valor Econômico.
A abertura da mostra para expositores e visitantes ocorreu neste fim de semana, dias 18 e 19 de junho. Os diretores da Sanepar Luciano Machado e Glauco Requião estiveram na Casa Cor para acompanhar a abertura do espaço da Sanepar e para prestigiar o evento, que em 2016 completa 30 anos de atividade no mercado de decoração do Brasil.
“A história de sucesso da empresa, construída por seus empregados, deve ser valorizada e lembrada em todos os momentos. Prestar serviço de saneamento exige dedicação e muito investimento. Desde 2011, só em Curitiba, a Sanepar e o Governo do Estado investiram R$560 milhões em obras de água e de esgoto. Por isso, mostramos com muita honra um século de saneamento no Paraná e 56 anos de serviços prestados pelos 'saneparianos' a todos os paranaenses”, disse o diretor Luciano Machado, presente na Casa Cor 2016.
MUSEU DO SANEAMENTO – Quem se interessar mais sobre a memória do saneamento no Paraná pode visitar o Museu do Saneamento, de onde as peças expostas na Casa Cor foram retiradas. O acervo tem mais de 8 mil itens já catalogados que datam desde 1875, como equipamentos, mobiliário, fotografias, documentação impressa e manuscrita e de áudio e vídeo, projetos técnicos de engenharia e arquitetura.
O Museu fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, no Tarumã, em Curitiba, e funciona de terça a sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para agendar uma visita, escreva para visitas@sanepar.com.br.