Sanepar mostra o caminho do tratamento da água em Francisco Beltrão
Ação programada para sexta-feira (21) integra comemorações da data promovidas pela Prefeitura Municipal
O gerente regional de Francisco Beltrão, Nei Clóvis Marchi de Lima, destaca que, com o crescimento das cidades e com a ocupação do solo, a água precisa do cuidado e da ação de todos. "A água merece e necessita de proteção da sua nascente até seu destino final para termos a garantia de água em quantidade e qualidade para abastecer as cidades e para os mais variados usos. Quanto mais cuidada a água, menos produtos precisam ser adicionados e haverá maior disponibilidade do produto com qualidade", explica Nei.
Na maquete é possível visualizar o trajeto que a água faz desde a captação até os reservatórios. Na estação, a primeira etapa do tratamento é a da coagulação processo de aglutinar das partículas de impurezas, formando flóculos ou micro flocos. Em outro tanque ocorre, por meio da movimentação mais lenta da água, a aglutinação dos flocos, chamada de floculação. Na etapa sequencial ocorre a decantação. Os flocos ficam mais pesados e descem ao fundo dos tanques e a água fica livre dos sólidos suspensos. Depois desse processo, a água passa pelos filtros, formados por diversas camadas de pedras, areia e carvão, onde ficam retidas as partículas que não decantaram no processo anterior.
O processo seguinte é o que garante a qualidade da água com a desinfecção ou cloração. Nele são adicionados o cloro ou o hipoclorito de sódio que eliminam os microrganismos da água. E a partir disso, a água recebe o flúor como forma de prevenção às cáries dentárias e é feita a correção da acidez da água. Só então, a água segue para os reservatórios e para as redes de distribuição.
PRODUÇÃO DE ÁGUA - As estações de tratamento de água funcionam ininterruptamente com controle da qualidade feito de hora em hora por meio de análises físico-químicas. Todo esse caminho segue rigoroso processo e atende os parâmetros definidos pela portaria do Ministério da Saúde. Vale lembrar ainda que o residual de cloro aplicado na estação vai se manter na água dentro das redes de distribuição até chegar nos imóveis, garantindo sua potabilidade.
COMEMORAÇÃO - A data, 22 de março, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para que sejam postos à discussão os cuidados, uso racional e a importância desse bem natural e fundamental para a sobrevivência humana.