DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Sanepar mostra o caminho do tratamento da água em Francisco Beltrão

Ação programada para sexta-feira (21) integra comemorações da data promovidas pela Prefeitura Municipal

20/03/2025
Nesta sexta-feira (21), as equipes da Companhia de Saneamento do Paraná farão a exposição de uma maquete com uma miniestação de tratamento de água para mostrar todo o caminho que a água percorre da captação até se tornar potável para o consumo humano. A maquete poderá ser visitada no calçadão da Praça Central da cidade, das 8h30 às 16h30. Atividade integra as ações em comemoração ao Dia Mundial da Água promovidas pela Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, que tem por tema Água para Ação Climática.

O gerente regional de Francisco Beltrão, Nei Clóvis Marchi de Lima, destaca que, com o crescimento das cidades e com a ocupação do solo, a água precisa do cuidado e da ação de todos. "A água merece e necessita de proteção da sua nascente até seu destino final para termos a garantia de água em quantidade e qualidade para abastecer as cidades e para os mais variados usos. Quanto mais cuidada a água, menos produtos precisam ser adicionados e haverá maior disponibilidade do produto com qualidade", explica Nei.

Na maquete é possível visualizar o trajeto que a água faz desde a captação até os reservatórios. Na estação, a primeira etapa do tratamento é a da coagulação processo de aglutinar das partículas de impurezas, formando flóculos ou micro flocos. Em outro tanque ocorre, por meio da movimentação mais lenta da água, a aglutinação dos flocos, chamada de floculação. Na etapa sequencial ocorre a decantação. Os flocos ficam mais pesados e descem ao fundo dos tanques e a água fica livre dos sólidos suspensos. Depois desse processo, a água passa pelos filtros, formados por diversas camadas de pedras, areia e carvão, onde ficam retidas as partículas que não decantaram no processo anterior.

O processo seguinte é o que garante a qualidade da água com a desinfecção ou cloração. Nele são adicionados o cloro ou o hipoclorito de sódio que eliminam os microrganismos da água. E a partir disso, a água recebe o flúor como forma de prevenção às cáries dentárias e é feita a correção da acidez da água. Só então, a água segue para os reservatórios e para as redes de distribuição.

PRODUÇÃO DE ÁGUA  - As estações de tratamento de água funcionam ininterruptamente com controle da qualidade feito de hora em hora por meio de análises físico-químicas. Todo esse caminho segue rigoroso processo e atende os parâmetros definidos pela portaria do Ministério da Saúde. Vale lembrar ainda que o residual de cloro aplicado na estação vai se manter na água dentro das redes de distribuição até chegar nos imóveis, garantindo sua potabilidade.

COMEMORAÇÃO -  A data, 22 de março, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para que sejam postos à discussão os cuidados, uso racional e a importância desse bem natural e fundamental para a sobrevivência humana.

 

Galeria de fotos

250320_-_francisco_beltrao_mini_eta_2.jpg