Sanepar patrocina expedição ecológica de Niclevicz ao Nepal celebrando 30 anos do Brasil no Everest

Alpinista paranaense volta a escalar com o objetivo de chamar a atenção do mundo para as questões de preservação ambiental

27/03/2025

Waldemar Niclevicz, alpinista paranaense que levou o Brasil pela primeira vez ao topo do Everest em 1995, recebe patrocínio da Sanepar para mais uma expedição ao Nepal. A nova escalada tem propósito ambiental e busca chamar a atenção do mundo para as questões da restauração ecológica, processo vital para a recomposição da flora, a recuperação de nascentes, o retorno natural da fauna e para a preservação de toda a biodiversidade. A subida à montanha mais alta da terra está prevista para abril e maio deste ano.

O alpinista e ambientalista diz que buscou a Sanepar como parceira nesta iniciativa, pois “reconhece o papel socioambiental da Sanepar na preservação ambiental, em especial na proteção dos recursos hídricos”. Por outro lado, a Sanepar entende que o propósito da expedição contribuirá para motivar ações de conservação e restauração ecológica podendo resultar no restabelecer o equilíbrio ambiental de áreas degradadas.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que iniciativas que buscam chamar a atenção e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e que possam se traduzir em benefícios para o meio ambiente merecem o incentivo da Sanepar e de toda a sociedade. “Somos uma empresa que tem na sua essência a sustentabilidade e que trabalha em parceria com organismos, instituições e com a sociedade em ações e projetos com o propósito da conservação, preservação e restauração das florestas e de dos cursos de água. Que o gesto do alpinista paranaense possa alertar e inspirar as pessoas e as empresas a se engajarem nas causas ambientais e que promovam a melhoria ambiental no planeta”.

A escolha dos projetos de apoio e patrocínio da Sanepar segue critérios de identificação da proposta com a missão, visão e valores da Companhia. A diretora de Comunicação e Marketing, Melissa Ferreira, destaca que um desses critérios está associado à questão de educação ambiental. “A Sanepar buscar incentivar iniciativas e ações que estejam vinculadas às políticas públicas do setor de saneamento, à conservação do meio ambiente, e de forma especial a preservação dos recursos hídricos”, explica Melissa.

RESERVA - O alpinista possui uma reserva, denominada Reserva Natural do Alpinista Waldemar Niclevicz, localizada no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. É composta por 116 hectares, sendo 34 hectares de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), e foi implantada com o objetivo de restaurar um importante remanescente da floresta com Araucária, reintroduzir abelhas nativas e proteger as nascentes do rio Açungui, que forma o rio Ribeira de Iguape.

Niclevicz, que iniciou a viagem na quarta-feira (26), fará a nova escalada acompanhado de outro alpinista, Pedro Hauck. Eles levam na bagagem uma bandeira com uma araucária que será mostrada do cume de mais de 8,8 mil metros de altitude, a exemplo da bandeira do Brasil, em 1995.

Galeria de fotos

everest.jpg
niclevicz_nos_alpes_em_2023.jpg
bandeira_restauracao_ecologica.jpg
niclevicz_em_1995_no_everest.jpg