Loading spinner

Sanepar promove visitas com prefeitos do Noroeste para falar sobre PPP

Operação dos sistemas de esgoto deve ser assumida por empresa parceira a partir de 14 de julho

12/06/2025

Até 2033, 48 municípios do Noroeste do Paraná terão no mínimo 90% de cobertura com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Eles foram contemplados no segundo lote da Parceria-Público-Privada (PPP) da Sanepar, e estão sendo visitados para entender melhor como o trabalho será realizado. A partir de 14 de julho, a empresa Acciona Água Brasil, vencedora do processo de licitação, deve iniciar o trabalho em campo para a execução de obras, operação e manutenção dos sistemas já existentes.

O gerente Geral da Sanepar na Região Noroeste, Sérgio Portela, explica que desde a assinatura do contrato, em janeiro, até agora, a Acciona tem atuado junto com a Sanepar num sistema de operação assistida em municípios onde já há estrutura de esgotamento sanitário. “A partir de julho ela terá equipes operando as nossas unidades, realizando manutenções de rede e dando os primeiros passos para a implementação das obras que elevarão os indicadores de atendimento com esgoto no Noroeste”, explica.

Fabio Catarossi, que é o gerente de Parceria Público-Privada na Região, destaca que a Sanepar cumprirá o prazo do Marco Legal do Saneamento para a universalização dos serviços, com muito trabalho e parcerias, incluindo a participação dos municípios. “O modelo de PPP da Sanepar vai mudar a história da região em cinco anos. Temos na Acciona uma parceria importante, uma empresa espanhola centenária e de tradição no saneamento”, comemora. “Temos um período de trabalho árduo pela frente e estamos empenhados para atingir, com esta parceria, 90% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto em 2033”, completa.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, está acompanhando o trabalho no interior, tal qual tem recebido prefeitos no seu gabinete, no mesmo empenho de esclarecer como funcionará a PPP. “Estamos sempre de portas abertas aqui em Curitiba, assim como temos nossas equipes visitando os prefeitos pelo estado afora. Este é um momento de transição e de muito diálogo para podermos desenhar juntos o caminho para a universalização do saneamento do Paraná”, afirma.

Durante as visitas os prefeitos são esclarecidos sobre como a Sanepar e sua parceira na região estão planejando atender as necessidades de cada município, acompanhando e promovendo também o crescimento socioeconômico.

Em recente visita à sede da Gerência Geral da Sanepar em Maringá, o prefeito Beto Dentista, de Mandaguaçu, destacou os investimentos da Companhia frente ao grande crescimento do município nos últimos anos. Ainda em 2025, com as obras em andamento, o atendimento com esgotamento sanitário deve atingir 45% da população. Com a PPP, os avanços serão ainda maiores: “Agradecemos e consideramos esse investimento na modernização do sistema de tratamento, na ampliação da coleta de esgoto, que é de suma importância”.

O prefeito de Indianópolis, Paulinho Mineiro, recebeu a visita da equipe da Sanepar na última semana. Ele diz que o esgotamento sanitário sempre foi uma preocupação e comemorou a PPP que irá viabilizar a implantação de um sistema moderno e completo no município. “Foi uma notícia muito boa e que nos deixou bem satisfeitos, porque tínhamos uma preocupação muito grande com o saneamento. Tanto na área da saúde e meio ambiente, são medidas que são importantes”, declara.

Paulinho ainda elogiou a parceria da Sanepar no atendimento com água tratada, com obras previstas para ampliar a capacidade de reservação nos próximos anos. Ele também disse estar sendo muito bem atendido com o serviço de tratamento do lixo orgânico do município que vai para o aterro da Sanepar em Cianorte. “Fica aí o meu agradecimento a toda a equipe que atende o nosso município. E, estamos prontos, para cada vez mais aumentar as nossas parcerias”, reforça.

Quem também está satisfeito com o atendimento prestado pela Sanepar no munícipio é o prefeito de São Tomé, João Paulo Raddi, o Foguinho. Ele, acompanha de perto a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água, no valor de R$ 1,9 milhão, e comemora a PPP que trará avanços no atendimento com esgotamento sanitário. “Numa parceria inédita com a iniciativa privada teremos o complemento da rede de esgoto no nosso município, que já tem 50% dos domicílios atendidos”, destaca.

LOTE 2 – As PPPs da Sanepar vão impactar diretamente 1,5 milhão de pessoas no Estado, demandando recursos de mais de R$ 2,9 bilhões ao longo de 24 anos. Os contratos assinados para atender 128 municípios, das três microrregiões do estado, vão gerar mais de 140 mil postos de trabalhos diretos ou indiretos.

Os municípios que compõem o Lote 2, dentro da região Noroeste do Paraná, são: Boa Esperança, Bom Sucesso, Brasilândia do Sul, Esperança Nova, Farol, Fênix, Floresta, Guairaçá, Guaporema, Inajá, Indianópolis, Itaúna do Sul, Ivatuba, Janiópolis, Juranda, Marilena, Mato Rico, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Cantu, Ourizona, Planaltina do Paraná, Quarto Centenário, Rancho Alegre d'Oeste, Roncador, Santo Antônio do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Tapira, que são municípios onde a Acciona deverá implementar as obras necessárias para iniciar a coleta e o tratamento do esgoto; além de Altamira do Paraná, Alto Paraná, Altônia, Amaporã, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Icaraíma, Iporã, Iretama, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Maria Helena, Paranacity, Santa Fé, São Tomé e Ubiratã, onde a Sanepar já mantém um sistema e a parceira assumirá a operação, manutenção e ampliação da estrutura existente.

Galeria de fotos

20250611_-_noroeste_-_ppps_-_visita_a_prefeitos_-_4_-_guaporema.jpg
20250611_-_noroeste_-_ppps_-_visita_a_prefeitos_-_3_-_sao_tome.jpg
20250611_-_noroeste_-_ppps_-_visita_a_prefeitos_-_2_-_indianopolis.jpg
20250611_-_noroeste_-_ppps_-_visita_a_prefeitos_-_1_-_mandaguacu.jpg