Sanepar se destaca entre as maiores da região Sul
Paraná tem sete empresas públicas estaduais entre as 500 maiores empresas da região
O Paraná tem sete empresas públicas estaduais entre as 500 maiores empresas da região Sul, segundo levantamento elaborado pela revista Amanhã, em parceria com a consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), consultoria especializada em serviços de auditoria e de assessoria tributária e empresarial. Quatro delas estão entre as 100 primeiras do Sul: Copel (6.º lugar), Sanepar (27.º), Agência de Fomento do Paraná (64.º) e Cohapar (92.º). Também constam da relação a Ferroeste (251), a Celepar – Companhia de Informática do Paraná (318) e a Centrais de Abastecimento do Paraná S.A. – Ceasa (441). O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), centro de pesquisa ao qual o governo estadual é associado, por meio da Copel, aparece no ranking na posição de número 493.
O ranking foi apresentado nesta quinta-feira, em Curitiba, com a certificação das empresas incluídas na relação, em cerimônia que contou com a participação do diretor Administrativo no exercício da presidência da Sanepar, Antonio Hallage. “A Sanepar tem um trabalho de muitos anos para mostrar. O Paraná é privilegiado. A situação do Paraná destoa, para melhor, da realidade brasileira, que reflete as condições de país em desenvolvimento, enquanto os índices da Sanepar estão mais próximos dos encontrados em países de primeiro mundo”, destacou Hallage.
A publicação apresenta um panorama completo do ambiente empresarial da região Sul do Brasil. A relação é elaborada com base na análise dos balanços das empresas. A revista Amanhã criou um índice próprio de avaliação, que é chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). Neste critério de avaliação, 50% é atribuído ao patrimônio líquido, 40% à receita bruta e 10% ao resultado (lucro ou prejuízo). Outros índices considerados na avaliação são a receita líquida, o endividamento geral, o crescimento da receita, a liquidez corrente, o capital de giro, o lucro líquido, a rentabilidade sobre a receita e a rentabilidade do patrimônio.
SANEPAR – a Sanepar mantém a posição de destaque, já conquistada em 2005, 2006 e 2010 graças à eficiência da gestão que tem mantido o índice de 100% da população urbana abastecida com água tratada e a crescente evolução da cobertura com rede coletora de esgoto e o respectivo tratamento. A Sanepar é responsável pelo atendimento de 345 dos 399 municípios do Paraná. Atende também Porto União, em Santa Catarina. Entre as cidades onde a empresa atua sete (7) estão entre as cem (100) melhores do País. Maringá é segunda cidade brasileira em atendimento. Já Curitiba, na 12.ª posição nacional, é a capital melhor colocada.
O momento positivo que vive a Companhia de Saneamento do Paraná, com a valorização de 162% das suas ações na Bolsa de Valores, refletiu na receita bruta de 2011 da empresa, que foi de R$ 1,9 bilhão, 18% a mais que em 2010. Esses dados mantiveram a empresa paranaense como a maior do setor de serviços públicos da região Sul, segundo o ranking da revista Amanhã. Os índices do Paraná se destacam no cenário nacional e de modo especial na Região Sul. “A Região é ruim de saneamento, mas o Paraná é uma exceção”, afirma Édison Carlos, presidente da ONG Instituto Trata Brasil, que avalia o desempenho do setor, a partir das informações disponíveis no SNIS, o banco nacional de dados sobre o saneamento. Édison Carlos também destaca que “a Sanepar investiu pesado nos últimos anos.”