Sanepar socorre Barracão com caminhão-pipa
A Sanepar está fornecendo água tratada em caminhão-pipa para hospitais, creches, postos de saúde e escolas de Barracão, cidade paranaense atendida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Não chove na região há mais de 30 dias e a estiagem compromete a oferta de água dos dois rios dos quais é captada para ser tratada e distribuída para a população das cidades gêmeas de Barracão e Dionísio Cerqueira (SC). Os rios Toldo e União estão com a vazão reduzida em 80%.
O caminhão, com capacidade para oito mil litros, busca a água tratada em Santo Antônio do Sudoeste, distante 30 quilômetros. Técnicos da Sanepar também estão levantando as necessidades de ampliar as redes de abastecimento no interior do município. “Após a solicitação do prefeito de Barracão, a Sanepar colocou toda sua estrutura e equipe técnica para apoiar a população”, diz o gerente regional, Celço Arisi.
Esta é a segunda vez que os dois municípios enfrentam dificuldades de abastecimento neste ano devido à falta de chuva. As aulas das escolas municipais e estaduais estão suspensas e o abastecimento está sendo feito por meio de rodízio de 24 horas entre o centro e os bairros das duas cidades gêmeas, que somam mais de 24 mil habitantes. Embora as aulas estejam suspensas, o caminhão-pipa está levando água para que seja feita a limpeza das unidades.
O prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs, diz que a utilização de água está restrita ao consumo humano e higiene. “Orientamos para que nenhum cidadão utilize água para lavar calçadas, carro, ou para qualquer outra atividade que agrave ainda mais a situação”, afirmou, lembrando que a ajuda do Governo do Estado, por meio da Sanepar, está sendo fundamental nesse período crítico.
Alerta - A estiagem também castiga outros municípios da região, por isso toda a população deve ficar atenta e utilizar a água de forma restrita e racional. Na cidade de Pranchita, a estiagem secou as três minas de água existentes no município e também diminuiu a vazão dos dois poços. Por causa disso, a Sanepar, por meio do sistema de abastecimento interligado com o sistema de Santo Antônio do Sudoeste, está enviando 450 mil litros de água por dia para abastecer os habitantes de Pranchita, o que significa cerca de quatro vezes mais do que era demandado anteriormente.
De acordo com Arisi, outro município que está em situação crítica é Flor da Serra do Sul. O nível do lago que abastece a cidade está muito abaixo do normal. Ainda não há falta de água, mas os moradores precisam ficar em alerta. Os moradores de Salto do Lontra, Capanema, Dois Vizinhos e Nova Prata também precisam economizar água.
Parceria - A Casan é responsável pelo abastecimento da população de Barracão por conta de parceria com a Sanepar, que assumiu o atendimento aos moradores da catarinense Porto União, cidade gêmea da paranaense União da Vitória. Nas quatro cidades gêmeas a divisa entre os estados é por apenas uma rua, e os sistemas de água são integrados, pois utilizam os mesmos mananciais e as mesmas estruturas de tratamento, reservação e de redes de distribuição.