Sanepar vistoria quase 2 mil imóveis em Santa Mariana
Moradores receberão a visita dos agentes da Sanepar para trabalho que contribui com o meio ambiente e promove a saúde e a qualidade de vida das pessoas
Nesta semana, a Sanepar inicia o trabalho de Vistoria Técnica Operacional (VTO) em imóveis de Santa Mariana como objetivo de garantir que os imóveis estejam ligados corretamente à rede coletora de esgoto. Em toda a cidade, serão verificados 1922 imóveis, num período estimado de até três meses.
As vistorias vão confirmar se as instalações hidrossanitárias dos imóveis estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental. Para isso, são conferidos os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, de pias da cozinha e áreas gourmet, lavanderia e pontos de captação de água de chuva, como ralos. Também é verificada a existência e funcionalidade da caixa de retenção de gordura. Os testes são feitos com a aplicação de gotas de corante à base de água, que não danificam as louças sanitárias, nem causam danos à saúde ou ao meio ambiente. Na região, além de Santa Mariana, o trabalho também está ocorrendo em Cornélio Procópio e já foi realizado em Sapopema e Curiúva.
“A ligação correta dos imóveis à rede coletora de esgoto é indispensável para que o serviço mantenha o seu bom funcionamento, além de proteger a saúde das pessoas, garantindo mais qualidade de vida, valorização dos imóveis e preservando o meio ambiente”, detalha o coordenador Comercial da Sanepar na região, Claudio Aparecido da Silva, destacando a importância de que os agentes sejam bem-recebidos pela população para desempenharem o seu trabalho, que deve ser sempre acompanhado por um morador do imóvel.
Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que for identificada alguma irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação que indica as correções a serem feitas, e uma nova vistoria será realizada, no prazo de 60 dias.
Em Santa Mariana, as vistorias são realizadas pela empresa contratada JPR, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Companhia pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp ou diretamente na Central de Relacionamento, que em Santa Mariana fica na Rua Liberato Spagolla, 682.