Se Ligue na Rede vai disputar Prêmio da ONU
A Sanepar foi premiada pelas práticas do Programa Se Ligue na Rede, na categoria Trabalho Social no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Se Ligue na Rede abrange as experiências de trabalho social desenvolvidas dentro do programa do governo federal, que busca contribuir para a urbanização, regularização, integração dos assentamentos precários e melhoria das condições de vida da população.
Na cerimônia em Brasília, a empresa foi representada pelo diretor de Investimento João Martinho Cleto Reis Junior; pelo coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental, Adauto Correia; pela gestora socioambiental Lenize Santana e pela assistente social Ana Izabel do Nascimento.
A Sanepar participou de duas edições anteriores do Prêmio da Caixa. Na edição 2007/2008 a empresa ficou entre as 30 melhores práticas do Brasil. Em 2009/2010 recebeu o prêmio com as práticas socioambientais desenvolvidas na comunidade Zumbi dos Palmares, que também concorreu ao Prêmio da ONU em Dubai.
Se Ligue na Rede – O programa reconhecido pelo Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local é implantado em todos os 345 municípios operados pela empresa. “A premiação da Caixa é um reconhecimento à metodologia do trabalho criada e desenvolvida pela Sanepar, para atender as exigências legais dos órgãos de financiamento quanto à atuação socioambeintal nos empreendimentos de saneamento”, diz Adauto Correa.
O programa Se Ligue na Rede se inspira nos eixos da sustentabilidade que representa uma abordagem inovadora de se fazer investimento, “uma vez que visa sustentar a viabilidade econômica financeira dos empreendimentos de saneamento ambiental com uma abordagem socioambiental”, enfatiza Adauto.
Antes de serem iniciadas as obras do sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico são feitas reuniões com as lideranças comunitárias e com os moradores, que são informados entre outros sobre o cronograma da obra e os benefícios para as pessoas e para o meio ambiente. Eles também são orientados sobre a necessidade de aguardar a liberação da obra para iniciar a interligação entre o imóvel e a rede pública. Após receber a autorização, o morador faz a interligação e aguarda a vistoria. Caso o serviço tenha sido executado dentro das normas técnicas, a interligação é liberada. Do contrário, o morador é orientado a corrigir as irregularidades e aguardar nova vistoria.
Pela metodologia, a atuação junto às comunidades possibilita o trabalho integrado entre as áreas de engenharia e as equipes de educação socioambiental, promovendo melhora da qualidade ambiental e de vida da população, pelo uso adequado dos recursos públicos e pela perenização dos investimentos realizados.
O Prêmio – O Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local foi instituído em 1999 e tem por objetivo identificar, documentar e estimular a reaplicação de práticas inclusivas, inovadoras e sustentáveis resultantes do trabalho integrado e que envolvam programas governamentais federais voltados para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos humanos brasileiros.
Neste ano foram premiadas as 20 melhores práticas na categoria Trabalho Social no PAC e 10 nos temas Habitação; Gestão Ambiental e Saneamento; Desenvolvimento Local e Inclusão Social e Gestão Municipal.
Com corante os técnicos da companhia identificam as ligações