Loading spinner

Viveiros do Sudoeste produzem 800 mil mudas de árvores nativas

21/09/2011

Em pouco mais de seis anos de funcionamento, os viveiros construídos em Santo Antônio, Planalto e Itapejara do Oeste já produziram cerca de 800 mil mudas de árvores nativas. A iniciativa, resultado da parceria entre a Sanepar, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as prefeituras municipais, tem o objetivo de atender toda a Região Sudoeste com mudas para a recomposição das matas ciliares e, assim, contribuir para preservar os mananciais de abastecimento.

Espécies nativas como angico, aroeira, cabriúva, cedro, araucária, cereja, pitanga e ipê são produzidas nos viveiros. “As mudas são distribuídas gratuitamente para a comunidade e destinadas aos órgãos e entidades parceiras para entrega em eventos e ações ambientais”, explica a gestora de Meio Ambiente da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino Rodrigues.

A produção de mudas nativas é uma forma de agir em sintonia com o ecossistema local. “As matas ciliares dos mananciais devem ser preservadas. Quando necessário o plantio, este deve ser feito com espécies nativas para contribuir com outros fatores que compõem o ambiente, tais como os animais e pássaros que vivem e contribuem com esse sistema”, destaca Marilucia.

Planalto – O Rio Siemens, que tem sua nascente no município de Planalto, é o responsável por abastecer, além dos planaltinos, toda a população urbana da cidade de Capanema, totalizando mais de 14 mil pessoas. As cerca de 800 propriedades rurais localizadas na bacia do manancial têm à disposição as mudas para preservar a mata ciliar. “A prefeitura mantém um programa chamado Meio Ambiente na Residência, em que funcionários do município distribuem regularmente, de casa em casa, as mudas produzidas no viveiro a todos os produtores interessados”, explica o secretário de Meio Ambiente, Airton Christmann.

Santo Antônio do Sudoeste – De acordo com o responsável pelo viveiro no município de Santo Antônio, Adelar Dalpizzol, a meta é plantar, de setembro a dezembro, 10 mil mudas. “Desde a criação do viveiro, cerca de 200 mil mudas foram produzidas e entregues aos proprietários rurais”, destaca Dalpizzol.

Itapejara do Oeste – Em Itapejara, o projeto do viveiro já contribuiu para a preservação de 200 nascentes, em parceria com outra iniciativa ambiental chamada “Água e Qualidade de Vida”.

Em todo o Estado, a Sanepar mantém 16 viveiros em parceria com o IAP e prefeituras municipais. Para conseguir as mudas, os interessados podem ir diretamente até um dos viveiros, ou solicitar na área de Meio Ambiente da Sanepar ou das prefeituras.




Galeria de fotos

110921_no_sudoeste_viveiros_de_santo_antonio_planalto_e_itapejara_produzem_mudas_de_arvores_nativas_3.JPG