5 mil estudantes recebem orientação sobre uso racional da água
Projeto Sorriso Bom de Boca é parceria com Núcleo Setorial de Dentistas Empreender Sorrindo
Até a próxima sexta-feira (31), cerca de 5 mil estudantes do ensino fundamental de Cornélio Procópio devem participar do projeto Sorriso Bom de Boca e receber orientações sobre saúde bucal e uso racional da água. A integração acontece, pela primeira vez, por meio da parceria entre a Sanepar e o Núcleo Setorial de Dentistas Empreender Sorrindo. A atividade de sensibilização compreende apresentações teatrais, entrega de cartilhas educativas e canecas, como reforço para a ideia de que a torneira deve permanecer fechada durante a escovação dos dentes.
O evento acontece no Centro Cultural Galdino de Almeida de Cornélio Procópio e prevê a realização de 10 sessões da peça produzida por alunos do Colégio Estadual Cristo Rei, e da peça de teatro de bonecos Os Bichos, apresentada pela Sanepar, que ensina como proteger o planeta e a água.
Com 10 anos de tradição e agora com nova abordagem, o projeto terá um concurso de desenhos envolvendo creches e pré-escolas, com finalização em dezembro. “A parceria com a Sanepar nos dá o gancho para a sustentabilidade, porque até agora trabalhávamos apenas a questão da saúde pública, sendo que o uso racional da água é fundamental e está ligado diretamente com a escovação de dentes”, relata a dentista Karen Antunes Farinha, que integra o Empreender Sorrindo junto com Lucia Helena Chechin Peixoto, Rosangela Helena Golox Morales e Maria Cristina Reghin Vital.
“Avalio que esta é uma parceria muito positiva. É o exercício da responsabilidade social de todos os envolvidos. A Sanepar vende saúde e protege o meio ambiente ao tratar e distribuir a água e coletar e tratar o esgoto antes de devolver a água para o rio”, afirma o gerente regional da Sanepar em Cornélio Procópio, Bráulio Leonel. “É uma grande responsabilidade fazer com que a água chegue nas torneiras com qualidade, 24 horas por dia. É um bem muito valioso para ser desperdiçado”, destaca.
A representante da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, Maria Angela Valim, destacou o caráter preventivo do projeto e lembrou que os resultados já podem ser observados no indicador de dentes cariados, que baixou de 1,6 para 1,5. “Daqui a alguns anos teremos adultos sorrindo sem constrangimento, felizes e integrados na sociedade”, afirmou.
Para a diretora do Colégio Cristo Rei, Regina Paula de Conte, a preservação do meio ambiente a saúde precisam andar juntas. “Cuidar da água ainda é um desafio, mas com educação e parcerias como esta avançaremos e teremos bons resultados”, disse.
O projeto Bom de Boca conta ainda com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio, do Lions, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação.