Assaí faz audiência pública para debater contrato com a Sanepar
Documento deverá prever metas progressivas de crescimento para a coleta e o tratamento de esgoto
A Prefeitura de Assaí deve encaminhar à Câmara de Vereadores, nos próximos dias, projeto de lei que autoriza o município a assinar contrato de programa com o Governo do Estado e a Sanepar para a prestação de serviços de saneamento para os próximos 30 anos. A minuta do contrato de programa foi debatida em audiência pública realizada na sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores, com a participação do prefeito Luiz Alberto Vicente, de vereadores, secretários municipais, do gerente da Assessoria de Concessões da Sanepar, Paulo Batiston, do gerente da Sanepar na Região de Cornélio Procópio, Bráulio Leonel, técnicos da empresa e moradores.
A Sanepar apresentou os serviços que hoje são prestados ao município. De acordo com a minuta do contrato, está prevista a manutenção do índice de atendimento de 100% da população urbana com água tratada, manutenção do atendimento de 55% da população com coleta e tratamento de esgoto e metas progressivas de crescimento desse indicador. A renovação do contrato prevê também que a Sanepar faça repasse mensal de 1% de seu faturamento na cidade para aplicação em ações ambientais.
Durante o debate, houve questionamentos em relação às metas de esgotamento sanitário, à tarifa social no município e a respeito de poços artesianos.