Loading spinner

Calor intenso e alto consumo afetam abastecimento em bairros de Curitiba e Colombo neste sábado

Sanepar trabalha na recuperação do sistema e o enchimento da Barragem do Miringuava deve ampliar segurança hídrica em breve

26/12/2025

As altas temperaturas registradas nos últimos dias, somadas ao consequente aumento no consumo de água, podem afetar o abastecimento em diversos bairros de Curitiba e Colombo, região metropolitana, neste sábado (26). A Sanepar destaca que suas equipes estão trabalhando ininterruptamente para a recuperação dos níveis dos reservatórios. A previsão é de que a normalização do abastecimento ocorra, de forma gradativa, até a noite de sábado. 

Em Curitiba, a interrupção pode afetar os bairros Cidade Industrial, Fazendinha, Sítio Cercado, Pinheirinho, Tatuquara, Umbará, Campo de Santana, Ganchinho, Santa Cândida, Atuba e Taboão. Já em Colombo, serão afetadas as regiões do Guarani, Rio Pequeno, Rio Verde, Campo Pequeno, Alto da Cruz, Mauá, Guaraituba, Palmital, Vila Zumbi e Maracanã, Arruda, Santa Tereza, Roça Grande (parcial), Santa Fé, Curitibano e São Gabriel (parcial). 

Recomendação: a Sanepar reforça que ficarão sem água principalmente os clientes que não possuem caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

A companhia sugere que cada imóvel possua um reservatório de pelo menos 500 litros. Com essa capacidade, é possível garantir o abastecimento por no mínimo 24 horas em situações de interrupção. A orientação é para que a população utilize a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene pessoal. 

Segurança Hídrica: para evitar situações semelhantes no futuro e ampliar a segurança hídrica de Curitiba e Região Metropolitana, a Sanepar trabalha na finalização da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais. O novo reservatório será a quinta área de reserva de água potável do sistema, com capacidade para armazenar 38,2 bilhões de litros — volume suficiente para atender, sozinha, 650 mil pessoas. 

A obra de infraestrutura de reservação, tratamento e distribuição já está concluída. No entanto, o início da operação sofreu um atraso de pelo menos dois anos devido à demora na liberação de licenças ambientais por parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 

A Sanepar entra agora na etapa de enchimento da barragem, prevista para iniciar nos próximos dias. O processo ocorrerá em fases e dependerá do regime de chuvas. Com boas condições de precipitação, a estimativa é de nove meses para o enchimento completo. 

Galeria de fotos

Reservatório Alto da XV Reservatório Alto da XV