Câmara de Curitiba implanta programa de qualidade nos moldes do “Use o Bom Senso” da Sanepar
Pela parceria entre Legislativo e Sanepar, a Companhia dará treinamento e apoio técnico para implantação do programa de gestão da qualidade
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba iniciaram, este mês, a implantação do Programa da Qualidade Use o Bom Senso. Por meio dessa parceria inédita, a Sanepar está repassando ao Legislativo expertise, treinamento e apoio técnico para implementação de ações com foco no ambiente de trabalho, qualidade de vida, responsabilidade social e sustentabilidade. Em sessão plenária no dia 13 de novembro foi lançada a Cartilha de Boas Práticas do Use o Bom Senso. Também neste mês iniciou a distribuição de canecas para substituição de copos plásticos. O Legislativo da capital do Paraná é o primeiro órgão público a implementar o programa de gestão da Companhia de Saneamento Paranaense.
Durante a plenária, a assistente social da Sanepar e coordenadora da parceria, Nelci Harumi Mori, falou sobre o repasse da metodologia do UBS e apresentou um histórico do Programa, criado em 2000 na Companhia. “O Programa Use o Bom Senso busca, a partir dos princípios da sustentabilidade, que servem de base para os sensos norteadores, trazer melhorias para dentro do ambiente de trabalho da Câmara. A metodologia da Sanepar com base nesses sensos teve todos os instrumentos adaptados para a realidade da Câmara, e vem para contribuir com todas as práticas básicas de gestão e colaborar para a melhoria contínua dos processos de manutenção e qualidade dos ambientes corporativos, gestão documental, consumo consciente, gestão dos resíduos sólidos, saúde e bem-estar dos empregados e responsabilidade social alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS da ONU”, destaca Harumi.
De acordo com a assistente social, a Cartilha do Use o Bom Senso e o treinamento que profissionais da Sanepar darão aos servidores vão ajudar na implantação e continuidade das ações no ambiente do Poder Legislativo. “Vamos contribuir com a formação de auditores internos e auditores de certificação. Posteriormente, as áreas na Câmara de Vereadores que aderirem ao Programa vão implantá-lo por meio da metodologia PDCA (diagnóstico/planejamento – execução – auditoria interna – correção), para garantir que seja cumprido esse fluxo. Como estamos repassando nossa metodologia, faremos a formação da primeira turma de auditores internos para que, depois, eles se tornem autônomos. Esta fase do UBS está prevista para ocorrer em fevereiro de 2025”, explica.
A diretora da Escola do Legislativo, Débora Leal, comenta que a parceria com a Sanepar tem o intuito de mapear, padronizar e aperfeiçoar os processos internos da Câmara. “A ideia é conscientizar e construir um espírito colaborativo acerca da melhoria de processos, ambiente organizacional e meio ambiente”, diz. Nos últimos meses, um comitê já vinha trabalhando na Câmara, com apoio da Sanepar, para fazer o diagnóstico da instituição e criar um plano de ação, usando os pilares do programa da Companhia. Estão sendo avaliados oito aspectos da gestão: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Redução, Senso de Reutilização, Senso de Reciclagem, Senso de Responsabilidade Social, Senso de Comprometimento.
Sobre a parceria inédita, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que são importantes acordos como este. “Com iniciativas assim, firmamos bases para mais diálogo e aproveitamos a oportunidade para pedir aos vereadores o empenho também deles para alcançarmos índices de saneamento ainda melhores”. O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello, reforçou a importância do Programa para a Casa Legislativa. “Estamos desde o final de 2023 caminhando para esse acordo, que visa mais eficiência, sustentabilidade, economia. Estamos confiantes nos bons resultados”, disse o vereador.
HISTÓRIA – Criado pela Sanepar no ano de 2000, o Programa Use o Bom Senso nasceu como parte de um trabalho interno de gestão da qualidade, com o objetivo de promover práticas sustentáveis em todos os setores da empresa, por todos os seus empregados e colaboradores. O Use o Bom Senso está baseado em conceitos das metodologias dos 5S (Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Comprometimento), dos 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e da Responsabilidade Social, com ações planejadas dentro do Ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Corrigir).
Ao longo desses anos, o Programa passou por modificações e hoje faz parte de um Sistema Integrado de Excelência da Gestão Sanepar (SIEGS), que considera os princípios organizacionais da Companhia com foco em sustentabilidade, gestão da qualidade e se alinha a iniciativas de âmbito mundial, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assumidos publicamente pela Sanepar em 2016. Para a implantação do Use o Bom Senso na Câmara de Vereadores de Curitiba, atuarão como apoio profissional especializado Vanusa Maria Salvador e Nelci Harumi Mori, ambas empregadas da Sanepar, com muita experiência em relação aos processos do Programa, tendo sido auditoras dele na Companhia.