Captação do Rio Piava será ponto de chegada da Caminhada Ecológica de Umuarama
Sanepar fará sensibilização ambiental com os milhares de participantes esperados para o evento
O anúncio de que o percurso vai terminar na captação de água do Rio Piava foi feita essa semana, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, e pelo gerente regional da Sanepar, Marcos Moretto, durante uma visita na captação. Apesar do local estar em obras, poderá receber os milhares de participantes previstos de forma segura.
Na captação, os técnicos da Sanepar vão receber os caminhantes e falar da importância do Rio Piava para o abastecimento da cidade, sobre necessidade de ações de preservação do meio ambiente, principalmente, dos recursos hídricos, e dos cuidados com a água para garantia de se ter o produto para abastecer as gerações futuras.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que a Companhia é sempre uma grande parceira de eventos que incentivem o bem-estar, a saúde e qualidade de vida. “A Sanepar tem a missão de promover a qualidade de vida em todos os sentidos. E, no momento em que é celebrado o aniversário de Umuarama e comemorado o Dia do Meio Ambiente, falar sobre os cuidados essenciais da água e do trabalho que a Sanepar realiza diariamente é uma grande oportunidade”, comenta.
O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, que é um entusiasta das causas ambientais, comemora a decisão da captação estar no trajeto do evento ecológico. “A caminhada já tem o apelo à ecologia e remete à reflexão sobre os cuidados ambientais e a possibilidade dos participantes visualizarem o local, entenderem os processos utilizados pela Sanepar para que a água chegue na casa de cada um, permite melhor compreensão do papel que cabe ao cidadão para termos água limpa e ambiente seguro e saudável para todos”, afirma o prefeito.
O trajeto da Caminhada terá cerca de 7,5 quilômetros, com largada prevista no Shopping Paladium e ponto de chegada na captação que abastece os mais de 51 mil domicílios da cidade. O percurso deve levar em média duas horas pela Estrada Jaborandi, que é a estrada de acesso à captação, que está inserida dentro da área de proteção ambiental do Rio Piava.
O gerente Marcos Moretto explica que a captação volta a integrar o roteiro após a conclusão de parte das obras que estão em andamento no local. “A captação sempre foi o ponto de chegada da caminhada, porém, no ano passado, em razão das obras e para que não houvesse riscos para ninguém, o encerramento das atividades precisou ser transferido”, lembra Moretto.
No local a Sanepar está executando um empreendimento de grande porte para ampliar em cerca de 50% a capacidade produção de água. Com investimentos de mais de R$ 41 milhões, está implantando nova captação de água com barragens no Rio Piava e no Ribeirão das Araras. Em paralelo, estão sendo instaladas adutoras de água bruta com extensão total de mais de 14 mil metros, construída uma estação de bombeamento de água, executadas melhorias na atual captação e construída uma unidade de gerenciamento do lodo, que é um subproduto do tratamento de água.