Cascavel será primeira cidade do Paraná com 100% de coleta e tratamento de esgoto
As obras de ampliação da rede coletora começam este mês com investimentos de R$ 9,6 milhões
Para atender toda a cidade, a Sanepar implantará 28 quilômetros de tubulação, que irão coletar esgoto de 3.660 imóveis. Os investimentos são de R$ 9,6 milhões. Serão beneficiados mais de 12 mil moradores dos bairros Julieta Bueno, Melissa, Brasmadeira, Lupatini, Interlagos, Tocantins e Garbin e dos loteamentos Santa Fé, Piovesan, Quatro Estações, Jaborá, Barcelona, Positano e Mirante.
A gerente geral da Sanepar Rita Camana explica que a Companhia cumpriu de forma antecipada a meta estabelecida em contrato de atender 90% da população com coleta e tratamento de esgoto. Segundo a gerente, a ampliação além da meta responde ao anseio do prefeito Leonaldo Paranhos para que Cascavel tenha 100% de atendimento.
“Cascavel é e continuará sendo destaque nacional pelos seus indicadores em saneamento que, além dos benefícios para a qualidade de vida e a qualidade ambiental, auxiliam a cidade a ter um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e a figurar entre as principais do país no Índice dos Desafios de Gestão Municipal”, reafirma a gerente.
INDICADORES - Atualmente a coleta e o tratamento de esgoto beneficiam 98% da população urbana. Esta estrutura é formada por 1.500 quilômetros de rede coletora e quatro estações de tratamento de esgoto, atendendo 137 mil domicílios. No sistema de abastecimento de água, que atende 100% da população urbana, estão em operação duas estações de tratamento, com captações nos rios Cascavel, Peroba, Saltinho e São José e em 16 poços.