Chuva constante dificulta reparos de adutora em Ponta Grossa
Em função de acidente com uma adutora, 60% da cidade está com fornecimento afetado
Desde o final de semana equipes técnicas da Sanepar estão mobilizadas para recuperar a estrutura de sustentação da adutora que rompeu no sábado (2) e que ainda compromete o fornecimento de água tratada para parte da população de Ponta Grossa. Com as fortes chuvas, o Rio Pitangui subiu cerca de 3 metros, dificultando a execução das obras de reparo, já que era necessário preservar a segurança dos trabalhadores.
Na manhã desta terça-feira (05), a Sanepar instala uma nova tubulação, de 12 metros de comprimento e 700mm de diâmetro, que deve permitir que a capacidade máxima de produção de água tratada seja retomada. A normalização deverá ocorrer gradativamente a partir da recuperação da capacidade total de produção. Enquanto isso, o sistema está operando com 40% de sua capacidade de produção, com alternância dos bairros no fornecimento de água, de forma a minimizar os impactos do desabastecimento.
A Sanepar agradece o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, que estão dando todo o suporte necessário para a realização dos trabalhos. Também é muito importante que a população colabore, fazendo o uso racional da água, destinando o produto apenas para atividades essenciais, como preparo de alimentos e higiene pessoal.
Com as chuvas, rio Pitangui subiu cerca de 3m dificultando a execução do reparo