Loading spinner

Com nova unidade, Sanepar chega a 600 colmeias de abelhas sem ferrão em escolas

Nesta quinta-feira (18), foi inaugurado o mais novo Jardim de Água e Mel, em Curitiba, na Escola Irmãos Rebouças. Atividade busca promover a conscientização sobre a importância do equilíbrio de ecossistemas para a produção e preservação da água

18/09/2025 -
Curitiba

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (18/9) o seu mais novo jardim de água e mel na Escola Irmãos Rebouças, localizada em frente à sede da empresa, em Curitiba. No jardim, estão colmeias de abelhas nativas sem ferrão, com as espécies jataí, mirim e mandaçaia, além de uma diversidade de flores e plantas. O evento contou com a participação de estudantes, de diretores e empregados da Sanepar, do secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, da diretora da escola, Mônica Jakobs Korte, além de outras autoridades e da comunidade escolar.

 

Segundo o diretor interino de Meio Ambiente da Sanepar, Fernando Guedes, já são mais de 600 colmeias de abelhas sem ferrão sendo instaladas pela Sanepar em jardins de água e mel dentro de instituições educacionais e em lugares públicos no Paraná. “As colmeias são de diversas espécies de abelhas nativas, sem ferrão. Com elas, buscamos promover o conhecimento e a conscientização sobre a importância da polinização e do equilíbrio de ecossistemas para a existência de vegetação, de matas ciliares, para a produção e preservação da água, elemento essencial para a vida no planeta. Os jardins são ferramentas socioeducativas e ambientais já incluídas em práticas da Sanepar em diversas cidades, dentro de ações de capacitação da comunidade escolar e do entorno”, explicou Guedes, que também é diretor Administrativo na Sanepar. Em Curitiba, a Sanepar já entregou 340 colmeias de abelhas nativas em entidades de educação ou áreas públicas.

 

Na inauguração em Curitiba, o secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, destacou que os jardins funcionam como laboratórios para experimentos reais importantes, em que os alunos podem aprender na prática o que os professores ensinam na teoria em sala de aula. “Fico muito feliz com essa inauguração porque, além do trabalho em relação ao tema ambiental, os jardins ainda trazem a oportunidade de vivência com a natureza num momento em que as telas chamam tanto a atenção das pessoas e que as crianças têm se afastado de atividades práticas, tão ricas para o desenvolvimento infantil e para o aprendizado”, afirmou o secretário.

 

ENVOLVIMENTO – A Escola também recebeu da Sanepar uma horta solidária e treinamentos, como capacitações sobre meliponicultura e manejo de colmeias de abelhas sem ferrão, hortas domésticas, plantio de hortaliças e flores, plantas alimentícias não convencionais e cultivo de plantas medicinais. Isso tudo auxilia na manutenção das colmeias, que, tendo plantas adequadas em seu entorno, poderão fornecer alimento natural para as abelhas sem ferrão, do jardim de água e mel.

Na Escola Irmãos Rebouças, as atividades foram enriquecidas pela colaboração de voluntários da Sanepar, que atuam em projetos sociais e de educação ambiental. Esses voluntários, atuam em diversos setores da empresa, fazem parte do Programa de Voluntariado Corporativo. Lucilene Costa, coordenadora do programa, destaca: "Contamos com a participação de mais de 80 voluntários da Sanepar que foram equipados com material didático e kits de apoio. Eles estiveram envolvidos em várias etapas, desde o treinamento para manejo de abelhas até a montagem da infraestrutura. Junto com a comunidade escolar, os voluntários serão fundamentais para a continuidade do jardim e da horta".

 

INSPIRAÇÃO - A inauguração marcou também os oito anos de existência do projeto do agroecólogo, Felipe Thiago de Jesus, que inspirou a criação do trabalho com as abelhas nativas nas atividades socioambientais da Sanepar. “Também fui de escola pública e não aprendi sobre as abelhas até me tornar adulto, então, me alegra muito ver que, justo no dia de aniversário do projeto dos jardins, uma escola inteira está vivendo o direito de conhecer nossa biodiversidade, a mágica que existe dentro de cada uma das 320 espécies de abelhas nativas que temos no Brasil. Vendo o trabalho desenvolvido pela Sanepar nesta escola, eu me sinto como um instrumento que serviu para levar essa oportunidade a outras pessoas e espero que o projeto dos jardins seja realmente copiado, replicado, reinventado e, assim, essa possibilidade de conhecimento seja ampliada e chegue em muitos outros lugares”, disse Felipe, que atualmente é diretor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

 

ABRANGÊNCIA - Os jardins de água e mel da Sanepar já estão instalados em: Agudos do Sul, Antônio Olinto, Bituruna, Cafelândia, Campina da Lagoa, Campo do Tenente, Campo Magro, Catanduvas, Cianorte, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, General Carneiro, Guaíra, Imbituva, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Pato Branco, Piraí do Sul, Porto União, Quitandinha, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória.

 

A Sanepar também está com jardins em construção nas cidades de: Candói, Castro, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Inácio Martins, Ivaiporã, Jundiaí do Sul, Mallet, Mangueirinha, Nova Santa Rosa, Paulo Frontin, Piên, Piraquara, Rondon e Ubiratã.

 

AUTORIDADES – Pela Sanepar, também estiveram presentes no evento a diretora de Investimentos, Leura Conte, o diretor Financeiro, Abel Demétrio, o diretor Adjunto de Governança, Riscos e Compliance, Marcos Domakoski, o chefe de gabinete da Presidência, Fabrício Castilho, os gerentes Palloma Costa e Ronald Gervasoni, a coordenadora Patrícia dos Santos, além de outros empregados envolvidos com a atividade desenvolvida na escola. Pela Prefeitura, também compareceram a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Sandra Piotto, a administradora regional da Matriz, Ariane Assis, a chefe do Núcleo Regional da Matriz, Karla Kuehne, a vice-diretora da Escola Irmãos Rebouças, Suellen Priscila dal Santo, e o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Leverci Silveira Filho, além de outros funcionários municipais que atuam em setores relacionados ao projeto desenvolvido na escola. O presidente da Sanepar, Wilson Bley, foi representado pelo diretor Administrativo e interino de Meio Ambiente, Fernando Guedes, e o prefeito municipal, Eduardo Pimentel, foi representado pelo secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto.

Galeria de fotos

Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná
Sanepar implanta 600 colmeias de abelhas sem ferrão em unidades educacionais do Paraná