Comediante Tatá Mendonça fala sobre diversidade e inclusão nas empresas
A convite da Sanepar, humorista esteve em Ponta Grossa na terça-feira (26), onde ministrou palestra para empregados próprios e terceirizados da Companhia
Um ambiente de trabalho mais inclusivo e justo, que acolha e respeite as diferenças, é um grande desafio, mas também uma grande conquista para as empresas que já assumiram o compromisso de promover uma cultura organizacional inclusiva. Este foi o tema da palestra ‘Cultura e Diversidade’, ministrada pela comediante Tatá Mendonça, na tarde de terça-feira (26), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). O evento foi parte da programação da “Semana da Integridade”, promovida pela Sanepar para empregados próprios e terceirizados de todo o estado, abrangendo mais de 700 pessoas de forma presencial e remota.
Com humor peculiar no relato de sua experiência de vida, Tatá, a ‘Cega na Comédia’, falou sobre os desafios em sua trajetória, desde a infância, o difícil acesso à escola e a conquista do seu lugar no mercado de trabalho, tendo atuado em empresas como a Sabesp, Serasa Experian e HP. No esporte, brilhou como atleta paraolímpica e coleciona medalhas no futsal e no goalball. Atualmente empresária e humorista, percorre o Brasil ministrando palestras e apresentando shows de stand-up.
Exemplo de superação, Tatá comenta que a sociedade tende a reduzir a pessoa com deficiência a uma única característica, e que para algumas pessoas há dificuldade em associar o seu sucesso às suas competências. “Estou aqui pra mostrar que não, não é sobre a cegueira. É sobre a pessoa que eu sou e o quanto eu consegui fazer com o pouco que me deram. Então eu acho que isso é muito rico, é muito maior, e não é só sobre mim. É sobre todas as pessoas com deficiência”, afirma.
Tatá considera que “o mundo tem que se adequar sim, precisa dessa ajuda do coletivo. Porque quando falta um piso tátil, tem que aparecer um braço. Quando falta uma rampa, tem sim que aparecer pessoas que vão ajudar o cadeirante a subir. E aí é nisso que a gente vai fazer a diferença”, destaca.
INTEGRIDADE - A Sanepar incentiva esta transformação na empresa, fortalecendo a valorização da diversidade humana por meio inciativas de promoção da igualdade de oportunidades e de erradicação de discriminações, envolvendo questões raciais, geracionais, de gênero e de inclusão de pessoas com deficiência. Por meio de seu Comitê da Diversidade, Equidade e Inclusão, o EXISTIR, a Companhia trabalha na transformação da sua cultura organizacional, além de promover o respeito à diversidade em toda a sua estrutura e processos.
O diretor de Governança, Riscos e Compliance da Sanepar, Marcos Domakoski, reforça que a Diversidade é um dos pilares do Programa de Integridade da Companhia. “E a integridade é mais do que um valor para a Sanepar. Ela é um alicerce no nosso negócio, rumo à universalização do saneamento”.
Em 2023, a Sanepar aprovou a sua Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, estabelecendo diretrizes e compromissos para que a atuação da Companhia assegure respeito, inclusão, equidade, e valorização à diversidade humana no desenvolvimento de suas atividades, em todas as regiões onde está presente e em todos os seus processos.
“Eu fiquei extremamente feliz com essa gama de diversidade de pessoas, de pensamentos e acima de tudo, essa inclusão direta. Porque quando a empresa faz essa inclusão direta, a gente sente. O mundo sente, as coisas se movem, as coisas de fato acontecem. Eu sou prova disso, já vim do mundo empresarial, mas eu acredito muito ainda que a gente tem mais a expandir, a incluir mais pessoas dentro das empresas. A gente quer olhar pro lado, mesmo sendo cego, e sentir que tem outra pessoa que tem as mesmas dificuldades, e que ela pode produzir, dentro de uma empresa, e ser respeitada por isso, e ganhar como tal. Então estou aqui, super orgulhosa, e senti que já está acontecendo essa mudança, foi muito legal”, conclui Tatá.