Companhia de saneamento de Santa Catarina aprende com o processo de qualificação da Sanepar
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vai iniciar a implantação do sistema que dá mais agilidade nas licitações para produtos e serviços e esteve em Curitiba para se inspirar nos protocolos-modelo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Nas últimas quarta e quinta-feira (15 e 16/10), a da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu profissionais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), interessados em conhecer o modelo adotado pelos anfitriões para qualificar seus fornecedores.
Liderados pela diretora administrativa da empresa do estado vizinho, Rosane Vettori, o grupo foi recebido pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, que abriu as portas da Companhia para a troca de experiências.
“Estamos em um momento de expandir nossos serviços, visando a internacionalização. Qualquer colaboração que possamos fazer a vocês, da Casan, estaremos aqui, assim como também, quando precisarmos de ajuda, vamos bater na porta de vocês, para uma troca de experiências”, disse Bley.
No encontro, os visitantes também foram recebidos pelos diretores saneparianos de Administração Fernando Guedes; e de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior.
PORTAS ABERTAS – Rosane contou que a a ideia de aproximar a Casan da Sanepar foi uma publicação no perfil de Bley na rede social de negócios, o LinkedIn, em que ele replicou a notícia de que a Companhia de Saneamento do Paraná está aberto para avaliar novas parcerias.
“Viemos para um benchmarking na área administrativa. Tivemos uma aula dada pela Gerência de Suprimentos e Logística da Sanepar sobre seu modelo de processo de qualificação das marcas como potenciais fornecedoras de produtos e serviços. Queremos criar um modelo assim na Casan”, disse a diretora administrativa da empresa catarinense.
OTIMIZAÇÃO DE TEMPO E RECURSOS - Também participaram da programação em Curitiba os profissionais da Casan: o diretor de suprimentos, Josué Peres; o gerente administrativo, Nilson Reitiz; a técnica de saneamento, Evilyn Pauli; o chefe de controle de qualidade Raphael Ewaldo.
Eles trocaram informações com o gerente jurídico da Sanepar, Marcus Venicio Cavassin, o gerente de suprimentos e logística, Orival Pelentir de Lima; o coordenador de Controle de Qualidade, Pablo Vinicius Reis de Lima.
O grupo sanepariano promoveu uma agenda de troca de conhecimentos aos colegas catarinenses sobre como a Sanepar implantou seu atual modelo de qualificação de marcas, que possibilita mais agilidade nas licitações e maior garantia da qualidade dos produtos e serviços adquiridos, com uma avaliação dos potenciais fornecedores antes da abertura das concorrências.