Comunidade fala de saneamento com representantes da Sanepar
As reuniões ocorreram nos dias 22, 23 e 24 de março e integram o programa da Companhia chamado Comunidade Sanepar. O objetivo do programa é apresentar a Sanepar com seus serviços, projetos e obras e, principalmente, ouvir as reivindicações da população.
O primeiro evento da região Oeste foi realizado em Medianeira. O gerente geral Renato Bueno ressaltou os avanços nos índices de cobertura de água e de esgoto da cidade, que saltou de 14% para 23%. “A meta agora é ampliar os serviços de esgoto para 65% da população.”
O vice-prefeito José Vani Grassi falou que a presença da Sanepar mais perto dos usuários é excelente. Isto faz com que a comunidade entenda mais sobre os processos de captação e tratamento de água e de coleta e tratamento de esgoto.
“Para a comunidade é importante este diálogo aberto com a Sanepar”, disse o presidente da Associação Empresarial de Medianeira, Lucas Eduardo Ghellere. Ele também destacou que a cidade, apesar da crise no País, continua crescendo e que os investimentos da Companhia são fundamentais para o desenvolvimento do município.
Em Matelândia, a gerente da Sanepar Rita Camana relatou as principais obras em andamento e a estrutura que a Sanepar tem em todo o Estado para atender os moradores da cidade com eficiência e qualidade. Rita ressaltou que nos últimos quatro anos a cidade recebeu investimentos em água e esgoto que somaram mais de R$ 4 milhões.
O prefeito Rineu Menoncin disse que em municípios do porte de Matelândia as parcerias são a melhor forma de encontrar soluções para os problemas. Como exemplo, ele citou a ampliação da rede de esgoto nos bairros São Cristóvão e Vila Pazza. “A notícia de que as obras devem começar ainda neste ano traz alívio para as famílias que sofrem com a falta do serviço de coleta de esgoto.”
A moradora Irene de Rezende Argente disse que ficou muito feliz com a notícia da instalação da coleta de esgoto na Vila Pazza. “Estou aqui pra ter certeza de que a obra de esgoto vai começar”, disse.
Em Assis, líderes comunitários, vereadores, presidentes de associações, diretores de escola e moradores reuniram-se com representantes da Sanepar, na sexta-feira (24), para discutir as ações e investimentos da empresa na cidade.
Os investimentos e as obras foram relatadas pelo gerente regional Donizete Obara. Segundo ele, nos últimos cinco anos, foram investidos no município mais de R$ 13 milhões. Entre as principais obras, destacou a ampliação do sistema de abastecimento de água, incluindo a remodelação das redes de abastecimento.
Donizete também lembrou das obras no sistema de distribuição de água nos distritos de Encantado do Oeste, Terra Nova, Silverópolis e Bragantina.
O prefeito Marcel Micheleto disse que a Sanepar realizou grandes investimentos para resolver os problemas no abastecimento de água da cidade e disse que agora a meta e ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto. “Queremos ultrapassar o índice de 70% de cobertura”, disse. Atualmente o percentual de atendimento com coleta e tratamento de esgoto está em torno de 40%.
Para a presidente da Câmara de Vereadores Vera Lúcia Pestana a Sanepar tem realizado um trabalho excelente na cidade e estas reuniões contribuem para que os problemas sejam resolvidos.
O presidente da União de Entidades Benficentes aproveitou para tirar dúvidas de como a Sanepar trata os projetos de ampliação de abastecimento para novos loteamentos. O gerente geral Renato Bueno disse que a Sanepar analisa os projetos conforme determina o Plano Diretor de cada cidade. Todos eles devem ter anuência da empresa.
O presidente da comunidade de Encantado do Oeste, Pedro Hoffman, perguntou sobre as tarifas da Sanepar. Ele comentou que a Associação da Comunidade consome menos do que dez metros cúbicos. Para ele, isso deveria ser diferente. O gerente geral Renato Bueno disse que a empresa está estudando para aplicar um novo sistema de cobrança para as associações de moradores.