EcoExpresso leva educação ambiental à região oeste
Em sete meses, já houve 25 mil visitas em cidades de todas as regiões do Paraná
Cerca de 1.500 pessoas registraram presença no EcoExpresso Sanepar em sua passagem por Santa Tereza do Oeste, Cascavel e Corbélia, do dia 24 de junho até o dia 3 de julho. Projetado para ser uma ferramenta de educação ambiental, o ônibus está equipado com maquetes que, juntas, mostram todo o ciclo da água, da nascente até sua destinação final após passar pelo processo de tratamento do esgoto.
O EcoExpresso está percorrendo o Paraná, desde novembro do ano passado. Mais de 25 mil visitas já foram registradas no ônibus que tem sido considerado uma importante ferramenta de educação ambiental.
Com apenas 9 anos, Gabriel Luiz Federizzi, estudante do 4º ano da Escola Municipal Emília Galafassi, de Cascavel, gostou muito das maquetes e por meio delas entendeu que a água precisa ser cuidada. A professora de Gabriel, Maristela Osório, afirmou que o EcoExpresso completa o currículo escolar da rede municipal de ensino. “A visualização de tudo o que ensinamos em sala de aula permite que os alunos se apropriem do conhecimento. As maquetes tornam o tema menos abstrato”, completa Maristela.
O público das três cidades do oeste, formado por professores e estudantes das escolas municipais e estaduais e pelos moradores, pode conhecer um pouco mais sobre o caminho da água, as etapas do tratamento e a distribuição da água nas cidades. O processo de coleta, remoção e tratamento do esgoto também ficam evidenciados em maquetes e a forma correta de interligar os imóveis ao sistema.
“Conhecer a complexidade do trajeto da água do manancial até chegar em sua casa e o retorno dela, na forma de esgoto tratado, ajuda as pessoas a entender que a água precisa ser utilizada sem desperdícios e que todos precisam contribuir com a preservação ambiental”, reforça a gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana.
DA ESCOLA PARA A CASA – Em Cascavel, três turmas do sétimo ano do Colégio Estadual Eleodóro Ébano Pereira foram conhecer a grande maquete que mostra o trabalho da Sanepar do rio ao rio, na quarta-feira (2), na Praça Wilson Jofre.
A professora de geografia, Gladis Sandi, uma das colaboradoras no mapeamento da bacia hidrográfica do Rio Cascavel, disse que a escola é responsável por passar as informações no dia a dia e que o projeto da Sanepar facilita o entendimento do papel de cada um na preservação ambiental. “A visualização ajuda a enfatizar a importância das ações e dos cuidados com o meio ambiente, do reúso da água e da separação do lixo. E o mais importante é que os alunos levam essa vivência para sua casa”, completa Gladis.
O EcoExpresso segue agora para Campo Mourão, onde ficará à disposição do público durante a 25ª Festa do Carneiro no Buraco, de 7 a 12 de julho.