Loading spinner

EcoExpresso leva educação ambiental à região oeste

Em sete meses, já houve 25 mil visitas em cidades de todas as regiões do Paraná

03/07/2015

Cerca de 1.500 pessoas registraram presença no EcoExpresso Sanepar em sua passagem por Santa Tereza do Oeste, Cascavel e Corbélia, do dia 24 de junho até o dia 3 de julho. Projetado para ser uma ferramenta de educação ambiental, o ônibus está equipado com maquetes que, juntas, mostram todo o ciclo da água, da nascente até sua destinação final após passar pelo processo de tratamento do esgoto.

O EcoExpresso está percorrendo o Paraná, desde novembro do ano passado. Mais de 25 mil visitas já foram registradas no ônibus que tem sido considerado uma importante ferramenta de educação ambiental.

Com apenas 9 anos, Gabriel Luiz Federizzi, estudante do 4º ano da Escola Municipal Emília Galafassi, de Cascavel, gostou muito das maquetes e por meio delas entendeu que a água precisa ser cuidada. A professora de Gabriel, Maristela Osório, afirmou que o EcoExpresso completa o currículo escolar da rede municipal de ensino. “A visualização de tudo o que ensinamos em sala de aula permite que os alunos se apropriem do conhecimento. As maquetes tornam o tema menos abstrato”, completa Maristela.

O público das três cidades do oeste, formado por professores e estudantes das escolas municipais e estaduais e pelos moradores, pode conhecer um pouco mais sobre o caminho da água, as etapas do tratamento e a distribuição da água nas cidades. O processo de coleta, remoção e tratamento do esgoto também ficam evidenciados em maquetes e a forma correta de interligar os imóveis ao sistema.

“Conhecer a complexidade do trajeto da água do manancial até chegar em sua casa e o retorno dela, na forma de esgoto tratado, ajuda as pessoas a entender que a água precisa ser utilizada sem desperdícios e que todos precisam contribuir com a preservação ambiental”, reforça a gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana.

DA ESCOLA PARA A CASA – Em Cascavel, três turmas do sétimo ano do Colégio Estadual Eleodóro Ébano Pereira foram conhecer a grande maquete que mostra o trabalho da Sanepar do rio ao rio, na quarta-feira (2), na Praça Wilson Jofre.

A professora de geografia, Gladis Sandi, uma das colaboradoras no mapeamento da bacia hidrográfica do Rio Cascavel, disse que a escola é responsável por passar as informações no dia a dia e que o projeto da Sanepar facilita o entendimento do papel de cada um na preservação ambiental. “A visualização ajuda a enfatizar a importância das ações e dos cuidados com o meio ambiente, do reúso da água e da separação do lixo. E o mais importante é que os alunos levam essa vivência para sua casa”, completa Gladis.

O EcoExpresso segue agora para Campo Mourão, onde ficará à disposição do público durante a 25ª Festa do Carneiro no Buraco, de 7 a 12 de julho.

 

 

 

 

Galeria de fotos

150702_-_ecoexpresso_em_cascavel_8_-_maristela_e_gabriel.jpg
150701_-_ecoexpresso_em_cascavel_3_-_professora_gladis.jpg
150701_-_ecoexpresso_em_cascavel_5.jpg
150701_-_ecoexpresso_em_cascavel_2_-_alunos_do_colegio_eleodoro.jpg
150701_-_ecoexpresso_em_cascavel_1_-_alunos_do_colegio_eleodoro.jpg