Empregados da Sanepar adotam cartinhas dirigidas ao Papai Noel
Companhia apoia a campanha de solidariedade dos Correios e outras ações natalinas
Mais de 500 crianças de Curitiba receberão presentes neste Natal vindos de “Papais Nóeis” que trabalham no setor de saneamento. Na capital, de forma anônima, os empregados da Sanepar receberam cartinhas com pedidos das crianças, enviadas por meio de uma campanha dos Correios, ou “adotaram” instituições como centros de educação infantil. A entrega simbólica dos presentes aconteceu nesta quarta-feira (11) na sede da Sanepar, em Curitiba.
“Em muitas cidades do Paraná, a Sanepar está realizando diversas ações solidárias de Natal, como essa participação para adotar cartinhas da campanha do Papai Noel dos Correios. Essa parceria já tem 14 anos. O evento de hoje marca a força do sanepariano e da sanepariana como mobilizadores para a solidariedade, como agentes de paz e de afeto, dando espaço para o espírito altruísta, humanitário e benfeitor que sempre esteve nos corações dos empregados da Companhia, desde a sua fundação”, diz o presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Para o diretor Administrativo Fernando Guedes, especialmente neste momento de aproximação do Natal, a promoção do espírito solidário é fundamental. “É uma oportunidade de reflexão, de gratidão, de fazermos o bem compartilhando um pouco do que temos para oportunizar um fim de ano mais assistido e alegre para crianças de famílias menos favorecidas. Em essência, temos uma chance de vivenciar o verdadeiro espírito de Natal, de amor, caridade, solidariedade e esperança”, pondera Guedes. Na Sanepar, as ações ligadas ao Natal estão sob responsabilidade da Gerência de Gestão de Pessoas (GGPS), ligada à Diretoria Administrativa. Na GGPS, o Serviço Social é a área que organiza esse trabalho, com empenho especial das assistentes sociais da empresa. Nesta edição, a coordenação das atividades foi de Tammy Romaguera da Silva e de Claudete Goncalves dos Santos Apfelgrun.
PARANÁ - Além de participar da campanha dos Correios, os empregados da Sanepar também realizaram doações em dinheiro, por meio de desconto em folha, para apadrinhar instituições em diversas cidades do estado. Com o apoio das associações de empregados da Sanepar, foram beneficiadas as instituições: Escola Municipal Irmãos Rebouças, Cooperativa Trabalhadores Catadores de Material Reciclável (Cootacar – Cascavel), Associação de Promoção às Meninas (APAM - Ponta Grossa), Residência Inclusiva - Casa do Dodo (Apucarana), Associação Agentes da Paz (Agepaz - Paranavaí).
Em algumas outras cidades, os empregados da Sanepar se envolveram em outras atividades natalinas locais de solidariedade, realizando ações diversas, como o apadrinhamento de lares de idosos e de cooperativas de catadores de material reciclável.
PRESENÇAS - No evento para entrega dos presentes na capital, estiveram o Papai e a Mamãe Noel dos Correios e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Vila Torres, Laura Santos, e Ana Proveller, que participaram da campanha, acompanhadas de professoras e das diretoras dos CMEIs Kassandra Santana Matievicz, Christina de Fatima Santos dos Reis e Ritiele Penteado Soares Martins. Alunos do Laura Santos e os integrantes do Coral Sanepar fizeram uma apresentação musical.
Também prestigiaram a entrega dos presentes os diretores da Sanepar Fernando Guedes (Administrativo), Leura Lucia Conte de Oliveira (Investimentos), Bihl Zanetti (Comercial), Abel Demétrio (Financeiro e de Relações com Investidores), Sérgio Wippel (Operações), Anatalício Risden (Inovação e Novos Negócios), Flavio Slivinski (Jurídico), Julio Gonchorosky (Meio Ambiente e Ação Social), Melissa Ferreira (Comunicação), Robson Augusto Pascoalini (Governança, Riscos e Compliance).
Estiveram presentes ainda Alessandra Hataqueiama Ricardo, Michele Muller Levandoski e Angela Cardozo da Luz, que coordenam a campanha de Natal dos Correios, e Tatiane Pereira de Souza, coordenadora de Operações Especiais dos Correios. Criada na Vila Torres, Tatiane foi a Mamãe Noel no evento e, há 11 anos, havia trabalhado na Sanepar como estagiária no mesmo prédio onde aconteceu o evento.
Para a mensagem natalina, foram convidados o diretor da Ação Social do Paraná e capelão do Palácio Iguaçu, padre José Aparecido Pinto, e o pastor titular da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, Silas Zdrojewski. Também compareceram o assessor da Governadoria do Estado do Paraná, Eliseu Rocha, e o Ouvidor da Agepar, Hernani Bergossi.
VIZINHOS – A maioria das crianças que receberão presentes frequenta instituições que ficam nas proximidades de escritórios e de estações da Sanepar. Em frente à sede administrativa da Sanepar, no bairro Rebouças, em Curitiba, a Sanepar “adotou” as 402 crianças que frequentam a Escola Municipal Irmãos Rebouças. A escolha dessa instituição partiu da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social e foi realizada com o engajamento de empregados que fizeram doações em dinheiro, com descontos autorizados na folha de pagamento. “As crianças dessa instituição não escreveram cartinhas pedindo presentes, mas são crianças que vão viver um Natal mais feliz porque, mesmo sem esperar, vão ganhar uma boneca, um carrinho. Elas frequentam uma escola pública na nossa vizinhança, exatamente na mesma rua Engenheiros Rebouças em que a Sanepar está, uma rua cujo nome homenageia os dois primeiros engenheiros negros do Brasil, que muito contribuíram com obras de infraestrutura e de saneamento. Adotar essa escola nos motiva a continuar agindo em busca de responder aos nossos compromissos sociais, nossos compromissos pessoais e profissionais de solidariedade e de participação”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia, Julio Gonchorosky.