Loading spinner

Engenheiros da Sanepar vão ao Rio Grande do Sul prestar apoio técnico aos municípios

Equipe tem agenda nos Municípios de Canoas e de Porto Alegre e fará diagnóstico para contribuir com a recuperação dos sistemas de saneamento 

17/05/2024

Uma equipe de engenheiros da Sanepar chegou nesta quinta-feira (16) ao Rio Grande do Sul com o objetivo de prestar apoio técnico aos municípios gaúchos. O engenheiro de controle e automação Lucio Morelli e os engenheiros mecânicos Getulio Teixeira Neto e Robson Waltrick ficarão pelo menos 10 dias para fazer um diagnóstico e informar à diretoria da Sanepar de que forma a Companhia poderá contribuir com equipamentos, tecnologias e outros profissionais.

Nesta sexta (17), eles têm uma agenda técnica com a Secretaria Municipal de Obras de Canoas, atendendo a uma solicitação do prefeito Jairo Jorge da Silva. Os engenheiros devem colaborar com o diagnóstico e a busca de solução para a recuperação do conjunto de bombeamento do sistema de drenagem e contenção de enchentes de Canoas. O excesso de chuvas causou o rompimento das estruturas e danificou painéis de energia e geradores, que ficaram fora de operação. A tarefa será contribuir com o dimensionamento de novos equipamentos e a indicação de fornecedores. A partir de segunda-feira (20), a equipe fica à disposição do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre.

A Sanepar tem um dos maiores acervos técnicos de engenharia mecânica do Brasil, com grande experiência na aquisição, fiscalização e gestão de contratos de equipamentos eletromecânicos instalados e em operação em suas unidades. Foi pioneira na instalação na área de esgoto de conjuntos de bombeamento utilizados no setor de papel e celulose.

Os engenheiros da Sanepar têm de 15 a 20 anos de atuação na operação e manutenção eletromecânica. Lucio Morelli, com 20 anos de Sanepar, já coordenou o setor na Região Metropolitana de Curitiba, onde também trabalha o engenheiro Robson Waltrick. O engenheiro Getulio Teixeira Neto trabalhou na retirada das bombas da captação de Maringá, que ficaram submersas com as enchentes de 2016, e na colocação de bombas anfíbias, com atuação em outros sistemas semelhantes.

“A Sanepar tem um dos melhores quadros profissionais na área eletromecânica e colocamos à disposição do Rio Grande do Sul essa nossa expertise. A pedido do presidente Claudio Stabile, destacamos uma equipe de grande competência técnica e larga experiência para colaborar na recuperação dos sistemas de saneamento do estado gaúcho”, afirma o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel.

 

Galeria de fotos

20240516_-_do_equipe_tecnica_rio_grande_do_sul_-3.jpg