Loading spinner

Escola de Castro é premiada pelo Fundo Azul

Projeto trabalha pela preservação do Rio São Cristóvão

20/12/2013

A Escola Municipal Dr. Jahyr Lopes, de Castro, a professora Joseane Ferreira Buture e o aluno Vinícius Gabriel Ramos de Lara foram os vencedores do Concurso Escolar de Atlas Socioambiental. Dirigido aos alunos do ensino fundamental, o concurso teve como tema a Área de Proteção Ambiental – APA do Manancial Rio São Cristóvão. A premiação ocorreu no último dia 18. O evento é promovido pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Sanepar, através do Programa Fundo Azul.

Os trabalhos apresentados deveriam mostrar o grau de conhecimento e sensibilização dos estudantes participantes sobre o uso e a ocupação do solo na APA do Manancial Rio São Cristóvão. Cinco escolas participaram, com 12 trabalhos inscritos. Vinícius, vencedor do concurso, conta que gosta muito de desenhar e que aprendeu bastante com a atividade. "Aprendemos que não pode jogar lixo no rio, porque suja a água que depois a gente vai tomar e mata os animais", diz.

Com patrocínio da Sanepar, o Programa Fundo Azul proporcionou a entrega de um título de premiação no valor de R$ 3 mil reais para a Escola, que irá revertê-la em material de consumo. O Conselho Municipal de Meio Ambiente também premiou o aluno e a professora com notebooks. “Projetos como este servem de grande incentivo para alunos e professores", destaca a diretora da escola premiada, Elisete Aparecida Halat de Souza.

A diretora municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Pedrosa Machado, explica que a ideia em 2014 é explorar o tema com a produção de banners com os desenhos feitos pelos alunos. "A parceria entre Prefeitura, Conselho de Meio Ambiente e Sanepar foi muito produtiva em 2013. Esperamos que no próximo ano este trabalho ganhe proporção maior ainda", ressalta.

A APA do Manancial Rio São Cristóvão foi a primeira área de proteção ambiental municipal do Paraná. É formada pela microbacia hidrográfica do Rio São Cristóvão, compondo a bacia do Rio Iapó, o maior afluente da Unidade Hidrográfica Rio Tibagi. Abrange uma área de 3.105,4 hectares, dividida em propriedades rurais, onde se localizam duas captações de água da Sanepar. Delas são captados 360.000 L/h de água utilizada para o abastecimento da população urbana de Castro.

O PROGRAMA – O Concurso Escolar de Atlas Socioambiental foi uma das atividades do projeto “Diagnóstico e Recuperação Ambiental da Microbacia do Rio São Cristóvão”, que tem como enfoque a conscientização para a importância do manancial e o impacto, especialmente das atividades agropecurárias, na qualidade da água. O projeto recebe apoio da Sanepar, que está destinando R$ 29,9 mil através do Programa Fundo Azul para as atividades de proteção e conservação da Microbacia do Rio São Cristóvão, manancial que abastece a cidade de Castro.

Além do concurso, o projeto vem desenvolvendo várias atividades, como reuniões, palestras e capacitações com diferentes segmentos da comunidade, a composição de um diagnóstico socioambiental através da elaboração de mapas, um plano de ação em conjunto com a comunidade, o plantio de mudas nativas e a produção de material didático de educação ambiental.


Galeria de fotos