Estudantes de União da Vitória vão monitorar Rio Vermelho
Alunos de dois colégios, um do interior e outro da cidade, farão monitoramento da água do rio que nasce na zona rural e atravessa área urbana
Estudantes de dois colégios estaduais vão monitorar as águas do Rio Vermelho, afluente do Rio Iguaçu, em União da Vitória. A atividade faz parte do projeto "Sustentabilidade: da Escola ao Rio", realizado pela Sanepar em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Universidade Unilivre.
O Rio Vermelho nasce na área rural e suas águas atravessam toda a área urbana de União da Vitória. Na microbacia estão inseridos dois colégios que, juntos, farão um trabalhado integrado. Na área urbana, o trabalho de monitoramento e acompanhamento da qualidade do Rio será executado pelos alunos do 2.º ano do ensino médio do Colégio Estadual Adiles Bordi; na área rural, a responsabilidade cabe aos estudantes dos 1.º e 2.º anos do Colégio Estadual do Campo do Rio Vermelho.
"Será uma oportunidade única. Estudantes de duas escolas diferentes estarão fazendo o acompanhamento e análises de um mesmo rio. Eles deverão atuar em conjunto daqui para frente e esta será uma oportunidade diferenciada de aprendizado", diz Luciana de Fátima Garcia, gestora socioambiental da Sanepar.
Lançado em União da Vitória, na última semana, pela Unidade de Serviços de Educação Socioambiental (USEA) da Sanepar, o projeto tem por objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a conservação dos recursos hídricos. Este ano, participam 36 escolas de todo o Estado num total de 2.000 alunos.
Em União da Vitória, com o trabalho em parceria dos alunos das duas escolas será possíveltraçar um comparativo das condições em que o rio se encontra na área rural e na área urbana, além de formar e manter um banco de dados, pois a área do entorno do rio será beneficiada com rede coletora de esgoto. "Dessa forma, será possível registrar as condições ambientais antes e depois dos investimentos", explica Luciana.
“No lançamento do projeto os alunos receberam informações sobre os impactos ambientais relacionados aos recursos hídricos, conheceram conceitos de bacia hidrográfica e as características da microbacia onde estão inseridos, bem como alternativas para minimizar os problemas ambientais desse rio”, destaca Alcileia Félix da Silva, gestora socioambiental da Sanepar. Através das ações do projeto, que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, os alunos poderão associar os conteúdos das disciplinas do currículo básico com o cotidiano.
Para a estudante ScheilaAlves Ribeiro,do Colégio Adiles Bordin, o projeto “está mobilizando os alunos a tomar atitudes para melhorar as condições do meio ambiente, considerando que nós temos a responsabilidade de preservá-lo para as futuras gerações.”.
RIO VERMELHO – O Rio Vermelho é um afluente da margem direita do Rio Iguaçu, que passa pela comunidade rural Colônia Rio Vermelho e pela área urbana do município de União da Vitória e deságua no Rio Iguaçu, que é manancial da Sanepar em União da Vitória. O rio possui áreas preservadas com mata ciliar, contendo espécies características da Floresta Ombrófila Mista/Floresta de Araucária. Possui áreas alagadiças e com ocupação irregular, sofrendo efeitos da ação antrópica, principalmente quando o rio adentra na área urbana do município. Tem esse nome devido à formação geológica que é composta predominantemente de siltitos e argilitos avermelhados, com intercalações de arenito fino, possuindo idade permiana. Os sedimentos recentes, de material areno-síltico-argiloso, oriundos de deposição fluvial, encontram-se às margens do Rio Iguaçu e de alguns de seus afluentes no município de União da Vitória, contribuindo assim para que em alguns pontos do rio essa deposição fluvial forneça o aspecto avermelhado que deu o nome ao rio.