Investimentos de R$ 37,8 milhões antecipam metas para Cascavel
Os três editais abrem várias frentes de trabalho e prevêem que dentro de dois anos serão implantados 265,5 mil metros de redes coletoras de esgoto nos bairros Interlagos, Brasília, São Cristóvão, Cataratas, Gramado, Morumbi, Periolo, Cascavel Velho, Presidente e parte dos bairros Cataratas e Pacaembu. Serão implantadas as ligações em 14.882 imóveis, beneficiando cerca de 50 mil pessoas das regiões contempladas.
Os investimentos também se destinam à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Sul), a primeira construída na cidade, que terá a capacidade de tratamento duplicada. Quando as obras forem concluídas, a estação passará a tratar 200 litros de dejetos por segundo.
A continuação do Emissário de Esgoto Sul também está inclusa nestas licitações. Com a implantação de mais de 4,2 mil metros de tubulação na região do Lago Municipal, a Sanepar vai desativar a estação elevatória de esgoto que fica nas margens do lago, no Bairro Caravelle. A nova rede vai, ainda, eliminar o sistema bombeamento do esgoto do Jardim Veneza.
Os R$ 37,8 milhões já estão assegurados. Serão utilizados recursos próprios da Sanepar e financiados junto ao PAC/Caixa/FGTS e ao BNDES. Ao longo da execução dos trabalhos serão criados 2.634 empregos entre diretos e indiretos. “As obras de esgoto contribuem para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, da qualidade de vida da população e geram também novos postos de trabalho”, lembra Ghignone.
As três licitações serão abertas no próximo mês de julho. As empresas vencedoras terão prazos que variam de 360 a 730 dias para concluir as obras.