Jardins de Água e Mel da Sanepar chegam ao Sudoeste do Estado
Pato Branco e Santo Antônio do Sudoeste recebem os equipamentos especiais de preservação ambiental.
A estrutura instalada é composta por três colmeias de abelhas sem ferrão, de espécies nativas da floresta brasileira. As abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na terra e estão ligadas a inúmeros serviços ambientais, incluindo a qualidade da água.
A assistente social que atua com educação socioambiental na Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues explica que os professores poderão utilizar o espaço como ferramenta de incremento de conteúdo educacional ligados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados e preservação da água. “Os espaços podem servir para aulas interativas, auxiliando a despertar nos alunos a percepção da relação da natureza com o homem. E as abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na terra e estão ligadas à serviços ambientais, incluindo os que tratam dos recursos hídricos”, destaca Marilucia.
Para que os jardins funcionem adequadamente, a Sanepar promoveu a capacitação dos monitores que terão a incumbência de cuidar e manter os jardins a partir da entrega às escolas. A capacitação ocorreu no dia 25, em Pato Branco, e dia 26, em Santo Antônio do Sudoeste. Após o repasse das orientações as novas ferramentas de educação ambiental foram entregues oficialmente às unidades educacionais. As orientações foram repassadas pelos técnicos Wilson Dib Junior, da Sanepar, e Adriane Rodrigues Zboralski, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
Os Jardins de Água e Mel da Sanepar fazem parte do projeto técnico social - PTS das obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto que estão em andamento das duas cidades.
NOVO JARDIM – A Sanepar tem prevista a implantação de mais um Jardim de Água e Mel no Sudoeste. Em outubro, será implantado no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, em Santa Izabel do Oeste.