Na Câmara de Curitiba, Sanepar apresenta avanços no saneamento e ações de inovação
Diretor-presidente Wilson Bley detalhou investimentos e tecnologias que consolidaram a capital paranaense no Top 3 Nacional em universalização de água e esgoto, como o Sanepar 5.0
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, apresentou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (19), indicadores e ações estratégicas da Companhia em 2025. Os dados confirmam a capital paranaense entre as três melhores do Brasil no ranking publicado em julho pelo Instituto Trata Brasil, cumprindo antecipadamente as metas de universalização do Marco Legal do Saneamento. No cenário geral, que avalia as 100 maiores cidades do país, Curitiba ocupa a 18.ª posição.
Bley destacou que o avanço na universalização é impulsionado pela nova estratégia da empresa, denominada Sanepar 5.0. O modelo alia infraestrutura digital, governança, inteligência de dados e foco na experiência do cliente. “Nosso propósito, acima de tudo, é promover saúde pública através do saneamento. A cobertura geral de esgotamento sanitário da Companhia atinge quase 82%, com 100% de tratamento, enquanto a média nacional é de apenas 50%”, comparou o presidente. “Especificamente em Curitiba, a cobertura de coleta de esgoto chega a 95%, e opera de forma integrada com a Região Metropolitana, atendendo 3,6 milhões de pessoas.”
Durante a apresentação, foi detalhado como o Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) permite o manejo da água entre as barragens do Iguaçu, Passaúna, Iraí e Miringuava, garantindo segurança hídrica mesmo em períodos de estiagem.
Outro ponto alto na tribuna foi a apresentação do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no bairro Alto da XV. A unidade funciona como o “cérebro” da Companhia, pois opera 24 horas por dia no monitoramento dos níveis de reservatórios, pressão nas redes e detectando anormalidades em tempo real. “Convido os senhores vereadores a formar um grupo para conhecer a estrutura do CCO. Lá é possível ver, de forma remota, a capacidade de otimização de todo o sistema, desde a captação até a distribuição, além da agilidade na contenção de vazamentos”, propôs Bley.
OLHAR PARA O FUTURO - A Sanepar reforçou o compromisso com a Reserva Hídrica do Iguaçu — antiga Reserva Hídrica do Futuro —, projeto em parceria com Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e Instituto Água e Terra (IAT). A iniciativa transforma antigas cavas de areia às margens do Rio Iguaçu em reservatórios naturais. O corredor ecológico de 150 quilômetros funcionará como reserva estratégica para cerca de três milhões de pessoas. “Transformaremos esse espaço em um grandioso ativo ambiental, nos preparando para um futuro mais sustentável”, concluiu o presidente.
O primeiro Secretário da Câmara, vereador Bruno Rossi, avaliou a apresentação como uma agenda positiva. “A Sanepar é referência nacional. Com esse encontro, podemos conhecer com mais profundidade os trabalhos desenvolvidos — complexos, porém bem executados —, firmando as relações entre o Poder Executivo e o Legislativo em prol de benfeitorias para o povo paranaense”, avaliou Rossi.