Obra da adutora do Tibagi chega no centro de Rolândia
Investimentos de R$ 12 milhões vão ampliar em 30% a produção de água na cidade
Moradores de Rolândia, no Norte do Estado, já podem conferir de perto a obra de implantação da adutora que vai levar água do Rio Tibagi até a cidade. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou, nesta quarta-feira (8), um trecho da obra na Rua Santa Catarina há poucas quadras da prefeitura. O que chama a atenção é o maquinário que faz a cravação por onde vai passar a tubulação. É um método, chamado não destrutivo, que reduz a necessidade de abertura de valas nas ruas e calçadas.
Também na quarta-feira (8), o prefeito Ailton Maistro foi até o local da obra conferir como funciona o método e, mais uma vez, comemorou a integração da cidade ao sistema que hoje já atende Londrina e Cambé. “Em outubro deste ano vamos ter água do Tibagi, tratada, em Rolândia. Isso vai dar um acréscimo de 30% da nossa produção de água”, destaca.
Maistro, que visitou diferentes obras da Sanepar no mês de dezembro, agradeceu mais esta iniciava do governo do estado no município.
O gerente Geral da Sanepar, Antonio Gil Gameiro, explica que em 2024 a Sanepar iniciou a obra da adutora do Tibagi no Centro de Reservação Esperança em Cambé, de onde a água será bombeada para a cidade vizinha. De lá até o Centro de Reservação Central de Rolândia, serão implantados 12,5 mil metros de tubulação com diâmetro de 400 milímetros.
“Isso vai ser muito importante para a cidade de Rolândia, porque vai garantir o abastecimento de água”, resume. Gil lembra que a nova tubulação vai transportar 140 litros de água por segundo, complementando o sistema existente composto pelos ribeirões Ema e Jaú.
MAIS INVESTIMENTOS – Estão em fase de conclusão em Rolândia obras de implantação dos reservatórios metálicos na região do Santiago e dos jardins Nobres. Eles têm capacidade de 500 mil litros e de 1 milhão de litros, respectivamente.
Também está em andamento obras de ampliação e melhoria do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Na região do Caramuru, segue em curso a implantação da estação de elevatória de esgoto - EEE Cafezal. Ela irá substituir a estação de tratamento por lagoa que existe no local. No Jardim Terezópolis segue em ritmo acelerado a construção da EEE Ferreira Braga, que abrange, ainda, a implantação de interceptor e linha de recalque.
Ao todo a Sanepar está investindo em Rolândia cerca de R$ 59 milhões, em obras de ampliações dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Créditos: Guilherme Lima/prefeitura de Rolândia