Obras de esgoto em Terra Boa aumentam atendimento aos moradores
O gerente de Projetos e Obras, Flavio Yoshida, disse que, ao final desses investimentos, o município terá um dos melhores índices de coleta e tratamento de esgoto, quando comparado ao número de habitantes. “Com a conclusão das obras, Terra Boa terá 37% de cobertura com esgoto. Esse índice é excelente”.
Esse volume de recursos garante o andamento da obra da primeira fase da nova da Estação de Tratamento de Esgoto Guatambu, e garante a implantação de 8.185 metros de redes coletoras de esgoto e 410 ligações de esgoto. Também serão executados 3.254 metros de interceptores – denominados de Guatambu I, II, III e IV. Todo esse complexo de obras vai beneficiar 1.230 pessoas do centro da cidade. O final da obra, inicialmente previsto para janeiro de 2017, será antecipado. Tudo indica que até o fim de novembro os moradores já estarão interligados à rede coletora.
O comerciante Nilton Carlos Valim, que acompanhou toda a instalação da rede em frente ao seu comércio, na Avenida Brasil. “Acabar com as fossas valoriza o imóvel e traz benefícios para toda a cidade”. Valim comenta que em sua residência a rede coletora passou há mais de nove anos. “Sei bem o quanto facilita a vida da gente”.
Já a agricultora Mariana Camacho Franco Caetano, há 18 anos residindo na Rua Evandro de Paula Souza esquina com a Rua Rui Ferreira, disse que estava esperando pelo sistema de esgoto. “Tenho duas fossas e fiz a limpeza recentemente, o que é muito chato e oneroso. Achei muito bom termos a rede da Sanepar”. Outro beneficiado e que só está esperando a autorização da Companhia para interligar seu imóvel à rede de esgoto é o contador Paulo Cezar Moura, que reside há cinco anos na Rua Manoel Ribas. “Saneamento básico é tudo de bom. Elimina um monte de problemas”, afirma.