Loading spinner

Para proteger manancial, Sanepar limita acesso ao Canal Água Limpa

Trecho da Avenida Paul Lepoutre, em São José dos Pinhais, precisou ser fechado para bloquear descarte irregular de resíduos às margens do Rio Iguaçu

06/12/2024
Nesta semana (4 e 5/12), a Sanepar realizou a interdição da Avenida Paul Lepoutre, em São José dos Pinhais, tendo em vista a proteção do Canal de Água Limpa, que é parte integrante do sistema de abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana. A interrupção do acesso foi feita num trecho de aproximadamente 2,5 km, entre a Rua Pastor Adolpho Weidmann até a Rua Laerte Fenelon, próximo ao Canal, e tem o apoio do Governo do Estado, das prefeituras de São José dos Pinhais e de Piraquara, bem como dos órgãos ambientais e da própria comunidade.

A medida foi necessária para combater o descarte irregular de resíduos sólidos na Avenida Paul Lepoutre, às margens do Rio Iguaçu, como forma de reduzir o impacto na qualidade da água do Canal de Água Limpa, que é parte integrante do sistema de abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana.

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Assis Mendes explica que o descarte irregular vinha ocorrendo junto ao complexo de cavas situadas a montante da confluência do Rio Itaqui com o Canal de Água Limpa. Para minimizar o risco à qualidade da água, a Sanepar já havia realizado o cercamento de todo o terreno de sua propriedade e de outras áreas pertencentes ao Governo do Estado. Ainda assim, o descarte clandestino de resíduos permaneceu na área pública na margem esquerda do Rio Iguaçu, o que motivou a interrupção de todo o acesso ao local. Apenas o acesso de moradores será permitido a partir de agora.

ÁGUA SEGURA - Nos últimos anos, a Companhia realizou serviços de remoção, transporte e destinação para aterro sanitário de mais de 1 tonelada de resíduos sólidos que haviam sido depositados irregularmente neste trecho, ao longo da margem esquerda do Canal Água Limpa.

As ações fazem parte do Programa Água Segura da Sanepar, que integra o Plano de Segurança da Água (PSA), em atendimento às diretrizes da Portaria de Consolidação número 5 do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Plano de Segurança da Água é um instrumento de identificação dos riscos ao abastecimento de água para consumo humano, desde o manancial até o consumidor final, bem como para a busca de soluções e medidas de controle para combatê-los.

Galeria de fotos

img-20241204-wa0016.jpg