Parceira da Sanepar com municípios acelera obras visando antecipar metas do saneamento
No Norte do Estado, cerca de mil pessoas de Bela Vista do Paraíso e Centenário do Sul serão beneficiadas com obras para ampliar redes de água e esgoto
A Sanepar assinou termos de parceria urbana com as prefeituras, que devem beneficiar 1.000 pessoas dos municípios de Bela Vista do Paraíso e Centenário do Sul, localizados na Região Norte do Estado. De acordo com os termos assinados na terça-feira (8), serão executadas obras que ampliarão as redes de abastecimento de água e coleta de esgoto. O objetivo da parceria é acelerar obras e tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a universalizar o saneamento. “Atingimos a universalização da água tratada e a cada parceria, avançamos na cobertura de esgoto, que atualmente está em cerca de 82%, com 100% desse volume tratado. Nosso objetivo é atingir 90% de cobertura de esgoto, garantindo saúde e bem-estar para todos os paranaenses”, relembrou o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
Conforme o Marco Legal do Saneamento, a universalização dos serviços de saneamento básico prevê que em 2033, 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada, enquanto 90% deles deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário. A Sanepar já atende a população urbana do Estado garantindo 100% de acesso à água tratada.
Com 14,8 mil habitantes, Bela Vista do Paraíso terá obras para ampliar o sistema de abastecimento de água que irão atender o Parque Industrial Daniel Sbizera Campana, um complexo que prevê a instalação de dezenas de empresas e integra o Programa de Desenvolvimento Industrial (PDI). As obras no valor de R$ 166,3 mil, contemplam a instalação 1.900 metros de rede de distribuição de água, que beneficiarão 48 novas indústrias que se instalarão no município.
“Essa parceria que leva água para o parque industrial, vai promover a geração de empregos, e é uma aliança que deu muito certo e agradeço a Sanepar em nome da população”, declarou o prefeito de Bela Vista do Paraíso, Fabrício Pastore, o Jacaré.
Em Centenário do Sul, 4,8 mil metros de rede coletora de esgoto serão instalados, com investimentos de R$ 1,19 milhão. Estima-se que 970 pessoas serão beneficiadas com a ampliação do sistema que vai atender os São Judas Tadeu e Bela Suíssa. Para o prefeito Junior Tavian, “o município está próximo de atingir a meta de universalização prevista pelo Estado, e essa parceria vai proporcionar levar saneamento para essas famílias, além de estamos programando novas parcerias para outros bairros”, concluiu.
A solenidade das assinaturas dos termos de parceria teve a presença dos diretores da Sanepar Bhil Zanetti (Comercial) e Sergio Wippel (Operações), além do Chefe de Gabinete da presidência, Fabricio Castilho Haesbaert e o Gerente de Relação com o Poder Concedente, Anderson Coelho. O vereador de Centenário do Sul, Marlon Dokioski, o chefe de Planejamento de Bela Vista do Paraíso, Márcio Fabiano Teixeira e assessores parlamentares também estiveram presentes.