Pérola terá sistema de coleta e tratamento de esgoto
Sanepar vai construir estação de tratamento e implantar 56 km de rede coletora
De acordo com o projeto, será construída uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a ETE Palmital, com capacidade para tratar 30 litros de esgoto por segundo. Também serão implantados 56 km de rede coletora, mais de 10 km de tubulação e 2.800 ligações prediais. A obra deve atender inicialmente cerca de 10 mil moradores. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no primeiro semestre de 2020 e concluídos no prazo de dois anos.
Para as obras, os investimentos previstos devem ser entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões. O valor exato será definido após a licitação. Para o presidente da Sanepar, a obra irá levar mais do que qualidade de vida para os moradores. "Pérola já tem 100% da população urbana abastecida com água potável e agora terá 65% de coleta, sendo tratado 100% desse esgoto. Isso vai reverter em mais saúde para a população", disse.
Stabile também destacou que a execução das obras de esgoto devem gerar mais empregos e trazer novas empresas para Pérola, devido à infraestrutura em saneamento.
O prefeito avalia que esta será a obra mais importante para o município. "Esgoto é saúde. A cada um real investido em rede de esgoto, quatro são economizados em gastos com saúde", ressaltou. Scalco agradeceu à Sanepar e disse que o anúncio desta obra era muito esperado por toda a população. "Com esta obra nós estamos abrindo as portas para o desenvolvimento e mais qualidade de vida. O momento é de muita alegria para toda a cidade."