Pesquisa mostra que 94,9% dos moradores e veranistas estão satisfeitos com o abastecimento de água no litoral
Levantamento foi feito em fevereiro nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná
O levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas e registrado no Conselho Regional de Estatística tem grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais. As entrevistas foram feitas com 1.494 moradores e veranistas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, de 20 a 23 de fevereiro de 2025. 92% dos entrevistados residem em municípios do Paraná.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, diz que os resultados da pesquisa feita no Litoral refletem o trabalho, planejamento, esforços, empenho e dedicação de toda equipe da Companhia. “Os indicadores, acima de 90%, reconhecem o bom trabalho e a excelência dos serviços da Sanepar. E nos deixa com o compromisso ainda maior para que esses indicadores subam cada vez mais e que nós possamos entregar um serviço com a qualidade necessária para todos nossos consumidores. E o maior orgulho é saber que temos indicadores próximos de 95% pela entrega contínua da água. É um trabalho de grande esforço, de planejamento estratégico porque as expectativas do verão foram todas superadas. Tivemos mais veranistas, ondas de calor, porém fizemos todo o possível para que a continuidade e a regularidade do abastecimento se fizesse presente em todos os dias desse verão”, destaca o diretor.
A pureza, a ausência de cor ou cheiro na água também foi destaque na pesquisa. Mais de 90% dos entrevistados apontam satisfação ou muita satisfação com a água servida pela Sanepar no quesito de qualidade.
No geral, a satisfação com os serviços de água e com os de coleta e tratamento de esgoto chega a quase 88%. E, 89% dos participantes da enquete confiam na água distribuída pela Sanepar. A limpeza das areias, feita pelas equipes da Sanepar, é considerada ótima na avaliação de 83,7% dos entrevistados.
Um dado bastante importante e que mostra o entendimento dos moradores foi com a questão da caixa de água nos imóveis. 92,4% dos imóveis dos entrevistados possuem reservatório de água domiciliar, o que garante o abastecimento no imóvel mesmo em alguma eventual parada no sistema de distribuição, quer seja por manutenções, falta de energia ou emergências nos sistemas.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Bley lembrou ainda que a Sanepar participou do grande esforço do Paraná para que o verão na orla fosse excepcional. O presidente afirma que a operação feita no litoral teve a participação efetiva da Sanepar, trazendo a limpeza praias, os chuveiros, as ilhas de hidratação. “Isso foi um esforço coletivo que, além do trabalho comum da Sanepar que é o do abastecimento público e a coleta do esgoto e o tratamento, contribuindo com a balneabilidade em todo o litoral, essas outras atividades são complementares a todos os processos da empresa. Percebemos que a satisfação demonstrada na pesquisa traduz que esses trabalhos tiveram efetividade e nos deixa mais motivados e com a responsabilidade ainda maior de dar continuidade a esse trabalho no próximo ano”, finaliza Bley.