Quedas de energia após temporais afetam abastecimento em cidades do estado
Sanepar trabalha para retomar abastecimento em locais onde a energia já foi restabelecida, mas em vários municípios a energia ainda não retornou e a produção ainda está comprometida
Temporais e vendavais ocorridos entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada de hoje (23) deixaram várias cidades sem abastecimento de água devido às quedas de energia. A falta de energia prejudica todo o processo dos sistemas da Sanepar, já que os equipamentos e a estrutura da Companhia dependem essencialmente do fornecimento de energia elétrica para captar, tratar e distribuir água à população.
Em Curitiba e nos municípios de Tijucas do Sul, Araucária, Campo Largo, Campo Magro e Almirante Tamandaré, vários bairros ainda estão com o atendimento prejudicado devido às faltas de energia. O fornecimento de energia já foi restabelecido, mas até o sistema se recuperar e as redes serem pressurizadas a previsão é de que o abastecimento normalize até a manhã deste domingo (24).
Nas regiões Noroeste e Oeste, que foram as mais prejudicadas pelas fortes chuvas e quedas de energia, vários municípios continuam com a produção de água comprometida porque a energia não foi restabelecida em todas as cidades que estavam sem fornecimento.
Na região de Cascavel, continuam sem energia elétrica e ainda sem previsão de normalização no abastecimento as cidades de Matelândia, Santa Lúcia, os distritos de Penha e Ouro Verde, pertencentes ao município de Corbélia, o distrito de Longuinópolis, em Braganey, e o distrito de Santo Izidoro, no município de Três Barras do Paraná. A energia foi restabelecida e o abastecimento deve normalizar ao longo deste domingo (24) nas cidades de: Diamante do Sul, Santa Tereza do Oeste, Ramilândia, Capitão Leônidas Marques, Guaraniaçu, Lindoeste e os distritos de Agrocafeeira e Vila Esmeralda, pertencentes a Matelândia.
Continuam sem água, na região de Toledo, o distrito de Vila Candeias, em Maripá, e os distritos de Palmital e Marajó, pertencentes a Nova Aurora. Todos os demais municípios estão com o fornecimento de água retomado e normalizando aos poucos. Na região de Foz do Iguaçu, continuam com dificuldades no abastecimento os distritos de Santa Inês, São José do Itavó e Jacutinga, pertencentes a Itaipulândia e município de Missal.
Na região Noroeste, cerca de 30 cidades tiveram o abastecimento comprometido devido à falta de energia elétrica. Em Maringá, onde mais de 80% da cidade teve o abastecimento prejudicado, os sistemas voltaram a operar e todos os bairros voltaram a ter distribuição de água. Porém, como as redes precisam ser totalmente pressurizadas a normalização deve ocorrer na madrugada de domingo (24). Em Mandaguaçu o abastecimento também deve normalizar durante a madrugada, enquanto em Paiçandu, Mandaguari, Floraí e Astorga o abastecimento pode normalizar até o fim da manhã de domingo. Doutor Camargo e Floresta ainda estão sem água.
Na região de Campo Mourão, ainda estão sem energia e com falta de água Quinta do Sol e o distrito de Herveira, em Campina da Lagoa. Os outros locais já estão com energia e distribuição de água normalizadas.
Em Umuarama, permanecem com os sistemas de abastecimento de água comprometidos os municípios de Douradina, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Esperança Nova, e os distritos de Jardim Paredão, em Altônia, de Santa Elisa, em Umuarama, de São Lourenço, em Cianorte, de Santa Felicidade, em Tapira, e Vila Nilza, em Iporã. Os demais locais da região que estavam sem água já estão com abastecimento normal.
Na região de Paranavaí, estão recebendo água os municípios de Paranacity, Planaltina, Nova Aliança e Santa Cruz de Monte Castelo. Ainda não está normalizado o abastecimento em Amaporã, Tamboara e Mirador, e os distritos de Icatu, Deputado José Afonso, Graciosa e Mandiocaba, pertencentes a Paranavaí.
No Nordeste do estado, região de Arapongas, os municípios de Florestópolis, Cafeara, Santa Inês e o distrito de Nossa Senhora Aparecida, em Rolândia, além do distrito de Bentópolis, em Guaraci, tiveram a energia restabelecida e estão com o abastecimento normalizado. Itaguajé continua sem fornecimento de energia e sem água. Em Apucarana, Novo Itacolomi, Cambira e no distrito de São José, em Jandaia do Sul, a energia foi retomada e os sistemas de abastecimento estão em recuperação. O distrito de Warta, em Londrina, continua sem água.
No Centro-sul ainda estão comprometidos os municípios de Cantagalo, Palmital, São Mateus do Sul, Laranjeiras do Sul e o distrito de Palmeirinha, em Guarapuava. O sistema de Marquinho está com o abastecimento normal.
USO RACIONAL E CAIXA-D’AGUA – A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. Priorize a água tratada para higiene e alimentação e adie quaisquer atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas. Quem possui caixa-d’água em casa pode não sentir o desabastecimento em situações como esta. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.