Sanepar abre exposições sobre os Mananciais da Serra
Local abrigou o primeiro sistema de abastecimento de água tratada do Paraná
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está com duas exposições fotográficas sobre os Mananciais da Serra. Localizada na Serra do Marumbi, em Piraquara, a região tem extrema importância para a história do saneamento, pois era dali que vinha a água no primeiro sistema de abastecimento do Estado. As exposições ocorrem no Museu do Saneamento e na sede da Companhia.
A região conhecida como Mananciais da Serra abriga um importante conjunto de nascentes onde ficavam as captações de água e os reservatórios que compunham o sistema de abastecimento. Inaugurado em 24 de agosto de 1908, este primeiro sistema abasteceu Curitiba até 1945. Segundo a área de preservação do patrimônio histórico da Sanepar, a intenção é de que as pessoas conheçam a história do saneamento e, assim, ajudem a preservá-la.
PRESENÇA INDÍGENA - No Museu do Saneamento está aberta a exposição “A Presença Indígena nos Mananciais da Serra”, onde existiam dezesseis caixas coletoras e a água era armazenada na 17.ª, conhecida como Reservatório do Carvalho. Hoje ela é a responsável pelo abastecimento da Aldeia Indígena Araça-í.
A exposição retrata momentos do cotidiano dessa aldeia, tendo a água como fio condutor. “A riqueza cultural foi objeto de alguns trabalhos acadêmicos da Universidade Positivo e contou com o apoio da Sanepar. Essa união de esforços resultou na exposição que faz parte da 9.ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus e Memórias Indígenas”, explica o coordenador do Museu do Saneamento, Junio Ferreira Lima. A exposição revela o olhar sensível do fotógrafo Paulo Henrique Coelho Madalena. Para Junio, ela apresenta “uma leveza e beleza simples e límpida, assim como a água”.
REGISTROS DA HISTÓRIA - Outra exposição sobre os Mananciais da Serra está na sede da Companhia, na Sala Thadeu Wantroba. Desde 2006, o fotógrafo José Luiz Carraro vem se dedicando à conservação da memória do saneamento do Paraná. Quando iniciou o registro fotográfico, encontrou caixas coletoras, ventosas e outros equipamentos que estavam escondidos em meio à vegetação. A partir das suas descobertas, equipes da Sanepar e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão conseguindo manter preservada a história do sistema. “O objetivo é registrar a história e mostrar a importância que o sistema de abastecimento teve para a população local. Muitas famílias trabalharam em sua construção. Minha intenção é divulgar isso e incentivar que as pessoas conheçam os Mananciais da Serra e ajudem a preservar a área”, diz.
Serviço
Exposição 1: “A Presença Indígena nos Mananciais da Serra”
Local: Museu do Saneamento (Antiga ETA Tarumã)
Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, 151 – Tarumã – Curitiba
Período da exposição: 5 de outubro a 5 de novembro
Exposição 2: “Mananciais da Serra – Registros da História”
Local: Sala Thadeu Wantroba, sede da Sanepar, Rua Engenheiros Rebouças, 1376 - Rebouças - Curitiba
Período da exposição: 5 a 30 de outubro de 2015