Sanepar atua em várias frentes para cuidar da orla e dos veranistas no Litoral do Paraná
Empresa promoveu ações de limpeza das praias, conscientização dos veranistas, corrida de rua, parceria com a Sedef nas cadeiras anfíbias, além de pontos de hidratação e jogos educativos para crianças no estande da Sanepar
A participação da Sanepar no Verão Maior contribuiu para maior conforto aos moradores e veranistas do Litoral do Paraná. Atuando em várias frentes, a Companhia marcou presença nesta temporada. "O trabalho da Sanepar no Verão Maior muito nos orgulha. Foi além de manter o atendimento com água nas torneiras, garantindo o saneamento e hidratação dos veranistas que prestigiam as praias do Paraná. Nossas equipes deixaram nossas praias mais limpas, e por meio de um trabalho intenso junto à população, procuramos despertar nas pessoas o lazer responsável, o consumo consciente, os convidando a repensar atitudes simples no uso dos recursos naturais, "comemora o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
A atuação nos jogos educativos e recreação com a Mascote Sane terminou neste fim de semana, junto com o encerramento das atividades esportivas do Verão Maior. Desde o dia 28 de dezembro, mais de 9 mil veranistas foram atendidos no estande da Sanepar nas praias de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Pontal do Paraná.
Além disso, nas arenas, o consumo de água dos chuveiros disponibilizados para os banhistas foi de 833 mil litros, e nos bebedouros, mais de 29 mil litros de água ajudaram a hidratar os veranistas.
Nas tendas do Programa Hidratação foram distribuídos mais de 53 mil copos de água com atenção especial para o público de pessoas com deficiência. Este trabalho continua até o último show do Verão Maior, no dia 8 de fevereiro. O programa Hidratação também levou água potável para praias da Costa Oeste. Na rampa de acesso ao Rio Paraná e na Ilha Mineira, em São Pedro do Paraná, distrito de Porto São José foi montado um ponto de hidratação com a distribuição de mais de 25 mil copos de água.
Ainda, nas corridas de ruas patrocinadas pela Sanepar, mais de 5 mil copos de água hidrataram os três mil atletas que fizeram o percurso de 5KM e 10Km em Guaratuba e Matinhos. E, na parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), no programa Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida ou sem mobilidade, foram 937 atendimentos em um mês.
COLETA DO LIXO – Por mais um ano, a Sanepar, fez a limpeza diária das praias. Desde o início do Verão Maior, até este fim de semana, quase 230 toneladas de lixo foram retiradas das praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. Deste volume total, nas limpezas diurnas e noturnas, quase 44 toneladas foram de resíduos recicláveis. O trabalho de limpeza das praias continua, até uma semana depois do Carnaval.
REFORÇO NA INFRAESTRUTURA – Para oferecer água com qualidade e quantidade para moradores e veranistas, a Sanepar também reforçou toda a sua infraestrutura de abastecimento no Litoral, onde a demanda cresce em torno de 60% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
“A Sanepar se prepara antecipadamente para manter o abastecimento nesta época. Toda a estrutura é reprogramada para atender o aumento do consumo nos meses de verão. Além de reforço da estrutura física, empregados de várias cidades do Paraná, se dedicam para que os veranistas possam ter tranquilidade nesta época do ano”, comenta o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel.
Para manter os sistemas em operação 24 horas por dia, a Sanepar instalou 29 geradores de energia nas captações de água, nas estações de tratamento de água e de esgoto, nos reservatórios e nas principais estações de bombeamento de água. Também foram instalados oito containers, com capacidade para 70 mil litros de água cada um, nos pontos que demandam maior volume de água, e contratou os serviços de 16 caminhões-pipa que para transportar a água até os containers e injetar diretamente nas redes de distribuição, nos horários de maior consumo. Em Pontal do Paraná, uma adutora de 400 milímetros de diâmetro e de 5 mil metros de extensão, interligou os reservatórios de Ipanema e Shangri-lá, aumentando em 40% a capacidade de transferência de água dos sistemas, beneficiando os balneários de Shangri-Lá, Atami, Itatiaia, Vila Nova e Pontal do Sul. Houve ainda reforços na frota e nos equipamentos de manutenção, no transporte de água e de informática para agilidade nos atendimentos, e reforços de empregados que se deslocaram de várias regiões do Estado.