Sanepar aumenta produção de água tratada em 19% em Irati
Técnicos da empresa atuaram para melhorar o sistema de bombeamento da captação do Imbituvão; e ainda este ano, a Sanepar iniciará obras que vão ampliar a capacidade do sistema em mais 50%
A Sanepar ampliou a capacidade de produção de água tratada do sistema de Irati em 19% no início deste ano. Na última terça-feira (3), uma nova intervenção no sistema de bombeamento da captação do rio Imbituvão, que ampliou a potência do equipamento, permitiu um ganho de volume de 8%. Além disso, ações realizadas em fevereiro, proporcionaram um incremento de 11% no volume de captação de água.
Com isso, nesta semana, a adução do sistema de Irati passou de 63 para 75 litros de água por segundo, o que representa um acréscimo de mais de 1 milhão de litros de água por dia. A gerente Geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, destaca que este aumento na produção garantirá o abastecimento do município até que a obra estruturante de ampliação do sistema, que está em processo de licitação, seja finalizada. “Também foram executadas neste primeiro semestre, a instalação de novas redes de água em Irati, para melhorar o sistema de distribuição, e já estamos vendo resultados”, completa.
MAIS ÁGUA – Pensando no futuro, está em processo de licitação uma obra estruturante de ampliação do sistema de abastecimento de água para acompanhar o crescimento da cidade. Com previsão de início ainda em 2025, e prazo de 18 meses para execução, estas obras vão ampliar a captação e a produção de água tratada, aumentando a capacidade do sistema em 50%. As obras contemplam captação, nova adutora de água bruta, nova estação elevatória de água bruta e ampliações na estação de tratamento de água.