Loading spinner

Sanepar capacita agentes de saúde e de endemias de Iretama

Profissionais do município podem atuar como facilitadores no repasse de informações do saneamento básico

06/06/2024

O sistema de esgotamento sanitário traz inúmeros benefícios para a comunidade, para a cidade e para o meio ambiente. Tão importantes quanto as obras são as ações de educação socioambiental do empreendimento, que mostram a importância do sistema para a saúde da população. Com esse foco, a Sanepar promoveu, na quarta-feira (05), curso de capacitação aos agentes de saúde e de endemias do município de Iretama. A cidade teve implantadas recentemente a estação de tratamento e redes coletoras de esgoto e agora está recebendo mais 16 quilômetros de novas redes, que vão ampliar o benefício para mais 633 imóveis. A Companhia trabalha para que a cidade alcance 90% no índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes, destaca que a capacitação dos agentes municipais visa preparar esses profissionais para que auxiliem a Companhia a difundir o programa de implantação das redes de coleta e a orientar a comunidade sobre a importância do sistema, as vantagens que ele oferece para a cidade e a estimular as pessoas a fazerem corretamente a ligação dos seus imóveis. “O sistema de coleta e tratamento de esgoto auxilia na melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas, afastando riscos de contaminação, de proliferação de insetos e deixando um ambiente mais tranquilo e seguro para todos, e esses profissionais estão no cotidiano em contato direto com os moradores. Assim, eles podem esclarecer dúvidas a respeito do saneamento porque são parceiros fundamentais no desenvolvimento do trabalho socioambiental e na garantida do saneamento à população”, explica a gestora.

Entre os temas abordados estão: a lei do saneamento e seus eixos, que são água, esgoto, resíduos e drenagem; a atuação da Sanepar nesses eixos; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); o saneamento e a sua relação com a saúde da população; a evolução e o cronograma das obras e serviços socioambientais de esgotamento sanitário em Iretama e a importância e necessidade da interligação correta dos imóveis ao sistema de esgoto público. No período da tarde, os participantes fizeram visita técnica na estação de tratamento de esgoto da cidade.

Monica da Costa Gomes, agente de saúde de Iretama, diz que o curso foi de suma importância para seu conhecimento. “Tirei várias dúvidas que tinha a respeito do tema, assim como acredito que de muitos que participaram dessa capacitação. E vou poder levar esse conhecimento para as pessoas da comunidade.”

Na visita à estação de tratamento de esgoto – ETE Pinhalzinho, os agentes receberam as informações técnicas do técnico Valdeci Siminoski Dziubate e do gestor Abraão Américo de Oliveira. A agente comunitária de saúde do município, Ana Paula Flores dos Santos, disse que conhecer todo o processo do início ao destino final do esgoto ajuda a entender a dinâmica do sistema. “A visita na estação de tratamento de esgoto foi bem objetiva e esclarecedora. Pudemos tirar todas as dúvidas. Somos agentes de saúde, com grande vínculo com a população, e o curso nos ajudou a entender o sistema para que a gente possa passar esse conteúdo para os moradores.”

Galeria de fotos

240605_-_iretama_-_agentes_saude_visitam_ete__6.jpg
240605_-_iretama_-_curso_facilitadores_3.jpg